Praça em Capela de Socorro vira espaço de leitura

Trata-se de mais uma etapa de um processo de melhorias do bairro

qua, 05/12/2007 - 18h52 | Do Portal do Governo

O dia 1º de dezembro marcou um passo à frente para os 30 mil habitantes da Chácara Cocaia – subdistrito do Grajaú, um dos bairros mais populosos e violentos da capital paulista. Nesse dia, com o apoio da Subprefeitura de Capela do Socorro e da Secretaria de Estado da Cultura, a comunidade inaugurou uma banca de leitura livre para a comunidade.

Trata-se de mais uma etapa de um processo de melhorias do bairro: desde o ano passado, várias ruas foram pavimentadas, instalou-se a praça e a Associação dos Moradores se organizou para ocupar o espaço – única área de lazer do bairro. Agora, o apoio da Subprefeitura e a doação de livros pelo programa “São Paulo, um estado de leitores” vão possibilitar a abertura de um novo espaço para a leitura.

A praça é freqüentada principalmente por mães, crianças e jovens. É para esse público que será direcionado o acervo da “Praçoteca”, como já está sendo chamada a banca de leitura. Ali, os moradores poderão pegar os livros ou revistas de sua preferência, para ler no local ou levar para casa.

A Associação dos Moradores já está se mobilizando para encontrar voluntários que garantam o funcionamento do equipamento durante toda a semana. “Uma banca de revistas bem-cuidada, bonita, aproxima as pessoas”, diz Eunice Kishinami, da Assessoria Especial de Projetos da Subprefeitura de Capela do Alto.

Para marcar a iniciativa, o evento também contou com atrações como a presença do Grande Mestre de Xadrez André Diamante, realizando um torneio com os jovens monitores de xadrez que foram capacitados no bairro; o plantio de 34 árvores por crianças do bairro; e a apresentação do grupo “Tambores de Lá”.