PPP da Habitação promove sorteio de mais 961 apartamentos na capital

Imóveis no centro de SP integram primeira iniciativa do tipo no país destinada à produção de moradias de interesse social

qua, 21/03/2018 - 15h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação realizou, nesta quarta-feira (21), o segundo sorteio para inscritos na PPP da Habitação do Centro, a primeira destinada à produção de moradias de interesse social do Brasil. Desta vez, são 961 apartamentos na região central da capital.

O evento foi promovido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Prodesp, com auditoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O primeiro sorteio ocorreu em setembro de 2017, com 601 apartamentos.

Ao todo, foram 190 mil inscritos entre janeiro de 2016 e julho de 2017. “O sorteio é o processo mais justo para atender aos inscritos na PPP. Além disso, é a chance de muitas famílias saírem do aluguel. Quem for contemplado morará em um apartamento com acabamento muito bom. Todo o material construtivo é de alta qualidade. Além disso, fica em uma área totalmente urbanizada”, informa o secretário de Estado da Habitação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho.

Os candidatos devem ter ao menos um dos membros da família trabalhando na área central, renda familiar bruta mensal de R$ 1.108,38 a R$ 5.724,00 e nunca terem possuído imóvel próprio ou financiado. Os interessados também não podem ter sido atendidos por programas habitacionais públicos.

Legislação

Conforme as regras previstas em edital, serão destinadas 80% das unidades para inscritos que residam fora da área central e 20% para interessados que morem na região. As reservas previstas na legislação estadual foram atendidas: 5% para idosos; 7% para pessoas com deficiência; 4% para policiais, agentes de segurança e escolta penitenciária; e 10% para servidores públicos de qualquer esfera da administração pública.

A expectativa do Governo do Estado é entregar, até o fim deste ano, 914 unidades habitacionais do Complexo Júlio Prestes. As primeiras serão destinadas aos contemplados em abril e, as demais, em fases, até agosto.

No total, o Complexo engloba oito torres residenciais, com 1.130 moradias de interesse social e outras 72 unidades de mercado popular. “É uma obra que se tornou referência nacional. Um trabalho para urbanizar a área central de São Paulo, com moradia de qualidade para famílias de baixa renda, além de urbanizar a região”, ressalta o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), Nédio Rosselli.

O Complexo Júlio Prestes engloba dois quarteirões vizinhos à praça, em frente ao terminal de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e à Sala São Paulo. Serão cinco torres residenciais na chamada quadra 49, local da antiga rodoviária do Estado, com a criação de um bulevar, em continuação à Rua Santa Ifigênia, dedicado ao comércio e aos serviços, uma praça e a nova sede da Escola de Música Tom Jobim.

Outras três torres residenciais ficam na quadra 50, entre a Rua Cleveland e a Alameda Dino Bueno, na qual também será erguida uma nova creche. A revitalização da praça Júlio Prestes também integra as obras do Complexo e deve ser concluída ainda neste mês.