Poupinha emite Atestado de Antecedentes Criminais

Assistente virtual do Poupatempo tem nova função online, gratuita e facilita acesso ao documento

ter, 02/07/2019 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Poupinha, assistente virtual do Poupatempo, agora tem mais uma função: emissão do Atestado de Antecedentes Criminais. O novo serviço é bem simples e de forma totalmente gratuita. Basta se cadastrar no site do Poupatempo, enviar os dados e ter a Carteira de Identidade (RG) do Estado de São Paulo. Feito isso, o documento é emitido na hora e enviado no formato digital por e-mail.

O Poupinha está disponível no portal do Poupatempo e atende 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Atestado de Antecedentes Criminais por vezes é solicitado ao cidadão como documento obrigatório em concursos ou para registro profissional.

O cidadão cadastrado no portal do Poupatempo tem acesso a outros serviços online, como consultas de agendamentos ou do setor de Achados e Perdidos e formulários do Serviço de Investigação e Reconhecimento de Paternidade. “O Poupinha usa inteligência artificial e está aprendendo novos serviços”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Governo de São Paulo que faz a gestão do Programa Poupatempo.

Pelo Poupinha ainda é possível agendar horário para quem precisa ir a um dos 72 postos fixos do Programa Poupatempo. “Trabalhamos para incluir cada vez mais serviços nos canais eletrônicos, aproveitando as novas tecnologias para aproximar o Estado do cidadão”, acrescenta o Mascellani Neto.

Em pouco mais de dois anos, desde que entrou em operação, o robozinho do Poupatempo já trocou mais de 266 milhões de mensagens e realizou 11,2 milhões de agendamentos de horários para pessoas que precisaram ir ao Poupatempo. Ele atende em linguagem natural, por meio de uma caixa de diálogos (chat).

Como agendar

Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada. O agendamento pode ser realizado pelos seguintes canais de atendimento:

  • Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;
  • Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo;
  • Aplicativo SP Serviços: acesso a informações e serviços pelo celular ou tablet;
  • Totens de autoatendimento: permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br);
  • Atendimento eletrônico: agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para moradores da capital e Grande São Paulo que desejam ligar de telefone fixo, o número é (11) 4135-9700; demais municípios é pelo 0300 847 1998. Pelo celular o contato é (11) 4135-9700, válido para todos os municípios do Estado.