Poupatempo ultrapassa a marca de 186 milhões de atendimentos

Em pouco mais de 10 anos, Programa já realizou uma quantidade de atendimentos maior que a população de todo o país

seg, 24/03/2008 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Programa Poupatempo ultrapassou a marca dos 186,7 milhões de atendimentos prestados no Estado de São Paulo. O número foi alcançado em janeiro de 2008, contabilizando-se os dados de atendimentos de todos os postos em operação (167,7 milhões) e do Disque Poupatempo (19 milhões).

É como se a população de todo o Brasil tivesse utilizado o Poupatempo por pelo menos uma vez ao longo desses 10 anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada do país é de 186.474.848 habitantes (Fonte: Popclock IBGE).

Atualmente, o Programa Poupatempo possui 11 unidades fixas e 7 móveis. Dos Postos Fixos, quatro deles estão na Capital, o Poupatempo Sé, Luz, Santo Amaro e Itaquera; dois na Região Metropolitana, São Bernardo do Campo e Guarulhos; cinco no Interior, o Campinas Centro, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campinas Shopping e o Bauru. Já as Unidades Móveis, são três para atendimento na capital e a Grande São Paulo, permanecendo por duas semanas em cada região, e mais quatro Unidades Móveis no Interior do Estado, para atender os municípios das regiões de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba.

Nos Postos Poupatempo estão à disposição da população serviços prestados por órgãos das esferas públicas federal, estadual e municipal, e também da iniciativa privada. Os mais procurados são o Instituto de Identificação, responsável pela emissão da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais; o Detran, para os serviços de licenciamento de veículos, 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação; a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho, entrada no seguro-desemprego e cadastramento para vagas de emprego ; o Acessa São Paulo, que dá acesso gratuito à Internet e o e-poupatempo, para a realização de serviços públicos eletrônicos como Boletim de Ocorrência, consulta de pontos na Carteira de Habilitação, de multas do veículo, emissão de segundas vias de contas, inscrições em concursos, entre os mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos disponíveis na Internet.

Do Poupatempo

(J.N.)