Poupatempo ultrapassa a marca de 11 milhões de atendimentos

Pesquisa de Satisfação do Usuário obtém recorde de aprovação em 1999

qua, 12/01/2000 - 13h17 | Do Portal do Governo

Os cinco Postos Poupatempo instalados na capital paulista e no interior do Estado (Unidades Sé, Santo Amaro, Alfredo Issa, Campinas e São José dos Campos) atenderam, até 31 de dezembro de 1999, 11,3 milhões cidadãos. Além desse total, o Disque Poupatempo atendeu 1,5 milhão de pessoas, pelo Disque Poupatempo – 0800 17 12 33 (ligação gratuita).
O Posto Poupatempo Sé, o primeiro a ser inaugurado, em 20 de outubro de 1997, no Centro da Capital, ainda é o de maior movimento, tendo sido responsável por 5,2 milhões atendimentos no ano passado, dos quais 237,9 mil apenas em dezembro.
No maior dos Postos Poupatempo, o Poupatempo Santo Amaro – com 9 mil metros quadrados, inaugurado em agosto de 1998 – já foram realizados mais de 3,1 milhões de atendimentos, sendo 253,5 mil apenas em dezembro de 1999.
No último mês do ano de 1999, os cinco Postos Poupatempo atenderam um total de 702 mil cidadãos, com uma média de 30 mil atendimentos por dia.

Pesquisa mostra satisfação dos usuários

De julho a novembro de 1999, o Poupatempo realizou Pesquisas de Satisfação dos Usuários, em cada uma das unidades.
O Poupatempo Sé, na região central da cidade, atingiu índice de 95,5% de aprovação. Um dado interessante revelado pela pesquisa desta unidade é o de que 42,6% dos usuários do Posto são provenientes da Zona Leste da capital paulista.
‘Esse dado demonstra que a implantação do Poupatempo Itaquera – prevista para o segundo semestre deste ano, e que irá atender toda a Zona Leste da Capital – vai ajudar significativamente na distribuição da demanda atualmente existente no Poupatempo Sé’, segundo o superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg.
O Poupatempo Santo Amaro, situado na Zona Sul de São Paulo, destacou-se na soma dos conceitos ótima e bom, com aprovação de 98,8% de seus usuários.
Já o Poupatempo Alfredo Issa, exclusivo para emissão de RGs e Atestado de Antecedentes Criminais, obteve aprovação de 88,3% dos usuários. E a pesquisa demonstrou uma particularidade desse Posto: 34,5% de seus usuários são provenientes de outros municípios, em sua maioria da Região Metropolitana de São Paulo, devido às facilidades proporcionadas pela proximidade do transporte ferroviário multimodal (trem e metrô). A implantação, no segundo semestre, do Poupatempo São Bernardo do Campo, vai facilitar ainda mais o atendimento aos usuários que hoje se deslocam da região Metropolitana até o Poupatempo Alfredo Issa.
Em Campinas, 98,23% dos usuários dos Poupatempo avaliaram o Posto como ótimo e bom. Uma das características detectada pela pesquisa foi a de que 19% de seus usuários residem em municípios vizinhos.
Em São José dos Campos, o Poupatempo foi avaliado como ‘ótimo e bom’ por 98,2% de seus usuários. Esse Posto também registrou uma expressiva freqüência de usuários oriundos de outros municípios: 10,1%.
O Projeto Poupatempo é coordenado pela Secretaria do Governo e Gestão Estratégica (SGGE) e administrado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). A iniciativa tem o objetivo de oferecer um atendimento ágil, diferenciado e de qualidade, desburocratizando os serviços e facilitando o acesso da população às informações públicas.