Poupatempo tem vagas para voluntários do Escreve Cartas

Unidade de Santo Amaro fica com inscrições abertas até dia 6 de novembro

sex, 09/10/2015 - 10h44 | Do Portal do Governo

Não é preciso muito para ajudar o próximo, basta um pouco de tempo e doses de carinho. É com esse duo infalível que os voluntários do programa Escreve Carta do Poupatempo transmitem mensagens daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Desta vez, as pessoas interessadas em colaborar podem se cadastrar no projeto na unidade de Santo Amaro até o dia 6 de novembro.

São 15 vagas. Para participar do Escreve Cartas é necessário, além de boa caligrafia, muita dedicação e respeito ao próximo. Os voluntários precisam ter disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem, manter postura neutra durante a redação da carta e trabalhar com prazer.

“Nosso objetivo é colocar o cidadão em pé de igualdade com os demais, para que ele possa escrever uma carta, fazer uma reclamação ou receber uma atenção que, sem os voluntários, ele não teria”, afirmou a coordenadora do programa, Martha Siqueira.

Pedido Inusitado

“Quero escrever uma carta para Deus”. Essa foi uma das solicitações recebidas pelas voluntárias do Escreve Cartas no Poupatempo Santo Amaro. O cidadão que fazia o pedido inusitado foi recebido com uma atenção a que não estava acostumando, pois se encontrava em situação de rua.

As voluntárias do posto tentaram entender melhor o que motivava aquele pedido e descobriram que se tratava de um problema familiar. Em seguida, o convenceram a enviar uma carta para o irmão do qual ele havia se afastado, buscando uma reaproximação.

Em tempos de aplicativos de mensagens e redes sociais, as cartas que viajam em envelopes pelos Correios ainda cumprem o papel de unir pessoas e transmitir emoções.

Escreve Cartas

O Governo do Estado de São Paulo criou em 1º de novembro de 2001 o programa Escreve Cartas, inspirado em uma personagem do aclamado filme Central do Brasil, do cineasta Walter Salles.

Diferentemente do filme, o serviço do Escreve Cartas do Poupatempo é gratuito.Desde sua implantação, mais de 316,5 mil atendimentos foram realizados pelo programa, que conta com um quadro de 155 voluntários.

Serviço

– Inscrições: até 06/11/2015 no Poupatempo Santo Amaro ou pelo telefone (11) 2859-3124
– Processo de adesão: 07/11/2015, das 9h às 13h, no Poupatempo Santo Amaro
– Quantidade de vagas: 15
O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 176/258 – São Paulo – SP.