Poupatempo São Bernardo do Campo presta atendimento agendado para RG e atestado de antecedentes

Medida permite melhor distribuição da procura pelos serviços e atendimento mais rápido para cidadão

qua, 01/09/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, 1º, o atendimento ao cidadão para emissão da carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais no Poupatempo São Bernardo do Campo será feito exclusivamente com dia e hora marcados.

Assim, o cidadão não precisa mais ficar no posto aguardando pelo seu atendimento. Basta chegar ao local apenas 15 minutos antes do horário agendado para retirada de sua senha, o que também garante um melhor aproveitamento do dia pelo cidadão.

Para agendar o atendimento, o cidadão deve ligar para o Disque Poupatempo (0800 772 36 33 – ligação gratuita). Se ele já estiver no posto, pode fazê-lo pela hotline – linhas diretas com o Disque Poupatempo disponíveis no local, bastando que o cidadão retire o fone do gancho – ou no balcão, com os próprios funcionários do posto.

Para o Poupatempo, o agendamento permitiu o controle da grande procura pelos serviços do Instituto de Identificação e a ocupação homogênea de sua capacidade diária de atendimento, da maneira mais organizada possível, sem desgaste para os funcionários e com respeito aos cidadãos. O posto São Bernardo mantém, somente para esses dois serviços, a média de 1.030 atendimentos por dia.

Implantação do serviço

A modalidade vem sendo testada pelo Poupatempo desde 2008, usando os horários do final do dia para agendamentos oferecidos ao cidadão pelo teleatendimento. Os testes apontaram que o caminho seria a implantação gradual do serviço, iniciando com a hora marcada para o mesmo dia, depois com o agendamento total, e com a inclusão de um posto por vez nesta modalidade de atendimento.

Assim, em janeiro de 2010, o programa Poupatempo iniciou a implantação do serviço pelos postos Itaquera e Santo Amaro, com a hora marcada para o mesmo dia – que já permitia ao cidadão saber exatamente o horário em que ele seria atendido, deixando-o livre para realizar outras atividades. O cidadão entendeu e aprovou o serviço.

Na sequência, em maio, o atendimento de Itaquera migrou para o agendamento total – fase em que o cidadão deve realizar o agendamento prévio pelo Disque Poupatempo (0800 772 36 33 – ligação gratuita) ou no próprio posto, se ele estiver no local, através da hotline ou no balcão, com os atendentes da unidade.

Com a operação bem sucedida em Itaquera, o mesmo processo foi realizado nos postos Santo Amaro, Luz e Sé. Em agosto, o posto Santos também passou operar com agendamento para a emissão do RG e do Atestado de Antecedentes. Em setembro, as unidades da Grande São Paulo também passarão a atender no mesmo sistema.

Serviço
Agendamento para emissão do RG ou atestado de antecedentes
Onde: Poupatempo São Bernardo do Campo
Como: pelo Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita)
Atendimento do Disque Poupatempo: de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas

Do Poupatempo