Poupatempo São Bernardo do Campo já presta serviços à população do ABC

Primeira unidade do projeto implantada em parceria com uma prefeitura, vai oferecer mais de 400 serviços

sáb, 23/06/2001 - 13h17 | Do Portal do Governo


Primeira unidade do projeto implantada em parceria com
uma prefeitura, vai oferecer mais de 400 serviços

O governador Geraldo Alckmin foi o primeiro usuário do Poupatempo São Bernardo do Campo, inaugurado neste sábado, dia 23, no município do ABC. Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, tiraram carteiras de identidade e elogiaram a rapidez do serviço. O governador brincou, dizendo que só não gostou de como saiu na foto.

O Poupatempo São Bernardo do Campo é a primeira unidade implantada em parceria com uma Prefeitura, das sete já entregues. “Este é o maior dos Poupatempo em funcionamento e é inaugurado com uma equipe extremamente bem treinada. Mais importante do que fazer obras é prestar serviços de qualidade”, disse Alckmin. “O Poupatempo representa o fortalecimento da cidadania, pois oferece serviço público de qualidade”, completou.

Localizado ao lado da Rodoviária Municipal e do Paço Municipal, na Rua Nicolau Filizola, no 100 – Centro, o Poupatempo São Bernardo do Campo ocupa uma área de 8,1 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura da cidade, e foi especialmente projetado para oferecer mais de 400 serviços públicos diferentes. Com projeto arquitetônico de Carlos Bratke, os galpões da antiga Tecelagem Elni (um deles tombado pelo Patrimônio Histórico) passaram por uma reforma e adequação para funcionar no padrão Poupatempo. O governador elogiou o projeto que aproveita bem a iluminação natural, lembrando a importância da economia de energia. Ele fez questão de percorrer todas as instalações e conhecer de perto os serviços prestados.

Implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Governo e Gestão Estratégica e da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, o Poupatempo São Bernardo do Campo exigiu investimentos estaduais da ordem de R$ 12,4 milhões. O novo Poupatempo foi planejado para atender uma população potencial de mais de 2 milhões de habitantes de São Bernardo do Campo e dos municípios vizinhos de Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita, este programa também resgata o valor do funcionário público. “Com o serviço do Poupatempo são destruídos alguns mitos que a população do Brasil construiu em cima do funcionalismo público. É importante que a cidadania registre, cada vez mais, o apreço pelo funcionário público”, afirmou.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares (PPS), elogiou Alckmin e lembrou do governador Mário Covas, dizendo que ele vive “em nossas memórias e corações”. Soares também disse que Covas foi o protótipo do político “que todos queremos ser”.

Serviços municipais e serviços de apoio

Além de serviços oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo, e tradicionalmente muito requisitados pela população, como emissão de Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais; requisição de Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego; segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, os usuários do Poupatempo São Bernardo serão os primeiros a poder usufruir de serviços prestados por uma administração municipal. Entre eles, solicitação de certidão de uso do solo; aprovação de alvarás e plantas; atualização de dados de contribuinte do IPTU; parcelamento, cálculos, levantamento de débitos e emissão de segunda via de tributos e rendas municipais.

Seguindo o padrão dos outros Postos Poupatempo já implantados, a unidade de São Bernardo do Campo também conta com uma ampla infra-estrutura de apoio. Caixas eletrônicos (Banco do Brasil, Banco 24 Horas, Bradesco, Itaú e Banespa), papelaria, fotocopiadora, serviços de fotografia, lanchonete e serviços de primeiros socorros estão à disposição dos usuários durante todo o período de funcionamento do Posto.

Com capacidade para realizar 12 mil atendimentos por dia, o Poupatempo São Bernardo do Campo terá cerca de 600 funcionários especialmente treinados, que trabalharão em dois turnos, para garantir um atendimento de qualidade. O Posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas. Além de ser o único Posto Poupatempo a oferecer serviços da esfera municipal, o Poupatempo São Bernardo do Campo também terá algumas novidades exclusivas: Sistema Estadual do Meio Ambiente, Detran Regionalizado e o Espaço Criança (para os pais deixarem os filhos enquanto são atendidos). Informações sobre os serviços oferecidos pelo Poupatempo São Bernardo do Campo e pelos demais Postos Poupatempo da Capital e do Interior podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo (0800 17 12 33 – ligação gratuita), de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas; e sábados, das 6 às 17 horas.

Desde a inauguração do primeiro Posto, o Poupatempo Sé, em outubro de 1997, os Postos Poupatempo da Capital (Sé, Santo Amaro, Itaquera e Alfredo Issa) e do Interior (Campinas e São José dos Campos) já realizaram, até maio/2001, mais de 24,6 milhões de atendimentos. Somados aos mais de 3,6 milhões de atendimentos prestados pelo Disque Poupatempo, o Projeto registra a importante marca de mais de 28,3 milhões de atendimentos. Em pesquisa Ibope de julho/2000, o Poupatempo obteve uma aprovação de 98% por parte de seus usuários

Estavam presentes os secretários estaduais Walter Barelli, do Emprego e Relações do Trabalho, e Marco Vinicio Petrelluzzi, da Segurança Pública, e o presidente da Prodesp, Newton Paulo Freire Filho.

Gláucia Basile / Simão Molinari