Poupatempo Santos faz ação de prevenção e detecção da Hepatite C

Testes gratuitos acontecem das 9h às 18h no espaço de eventos do Posto

qui, 19/05/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Santos reliza nesta quinta-feira, 19, uma campanha de prevenção e detecção de Hepatite C, com o objetivo de orientar a população sobre as formas de prevenção da doença e ainda disponibilizar gratuitamente exames rápidos para detecção do HCV.

Em caso de resultado positivo, o cidadão será encaminhado ao acompanhamento ambulatorial especializado. Não há necessidade de fazer jejum para a realização do teste e o resultado sai na hora.

Somente na última edição da campanha, em outubro do ano passado, foram realizados mais de 950 testes no Poupatempo Santos. A ação é uma parceria com o Grupo Esperança e a Secretaria Municipal de Saúde.

O atendimento será realizado somente na quinta-feira, das 9h às 18h, mesmo horário de funcionamento do Posto, que fica na Rua João Pessoa, 246, Centro. O Poupatempo Santos também abre aos sábados, das 9h às 14h.

Hepatite C

A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada por meio da infecção pelo vírus HCV (ou VHC), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar à cirrose e ao câncer do fígado.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 282 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública