Poupatempo promove neste sábado (22) 1º mutirão de outubro para quem precisa renovar CNH até fim do mês 

Agendamento pode ser feito nos canais digitais a partir desta quarta-feira (19); iniciativa oferece 9,8 mil vagas na abertura 

ter, 18/10/2022 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Poupatempo promove nos próximos dois sábados, dias 22 e 29 outubro, mutirões nas unidades de atendimento para auxiliar condutores com as habilitações vencidas entre os meses de novembro e dezembro de 2021. Ao todo, 9,8 mil vagas serão oferecidas para o primeiro dia da ação.

A grade para agendamento de data e hora – procedimento obrigatório para atendimento no Poupatempo – estará disponível partir desta quarta-feira (19) nos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual, o “P”.

Neste ano, o Poupatempo já atendeu cerca de 3 milhões de solicitações para renovação de CNH, com apenas 1,2 milhão de forma presencial.  Em 2021, 7 milhões de pessoas deram entrada na renovação da habilitação no Poupatempo, das quais 4,5 milhões (65%) foram feitas online.

É importante reforçar que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP e sem necessidade de comparecimento nas unidades. Basta seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada e aguardar o envio pelos Correios do novo documento ao endereço de cadastro.

Os motoristas das categorias C, D ou E precisam passar por exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O teste é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante a renovação simplificada.

Renovação da CNH 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou o aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH também precisa passar por avaliação psicológica por profissionais credenciados.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.