Poupatempo procura voluntários para Programa Escreve Cartas

Unidade de São Bernardo do Campo procura 50 voluntários; inscrições terminam no dia 10

sex, 02/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Programa Escreve Cartas, que neste mês chega ao seu oitavo ano de existência, precisa de 50 novos voluntários. As vagas são para atender a população no Poupatempo São Bernardo do Campo, na Grande SP. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas diretamente no Poupatempo São Bernardo do Campo ou pelo telefone (11)2833-8172, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

No dia 10 de outubro, às 9h, todos os candidatos vão assistir à palestra de introdução ao programa, requisito para a atuação no Escreve Cartas. Após essa etapa, os voluntários selecionados passam por um curso de capacitação.

Presente nos Postos Poupatempo Santo Amaro, Itaquera, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco, o Programa Escreve Cartas já realizou mais de 218 mil atendimentos. Seu objetivo é auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicarem através de cartas. Para isso, conta com a dedicação de um corpo de voluntariado que disponibiliza uma ou duas horas por semana para o ofício, que não se restringe às cartas. Quem procura os voluntários do Escreve Cartas para a elaboração de um currículo, por exemplo, é encaminhado para cadastrá-lo no sistema Emprega São Paulo, e muitas vezes já sai com uma entrevista marcada.

O Escreve Cartas pelos escrevedores de cartas

“Para uma avaliação de quanto é importante a manutenção do Escreve Cartas, é só imaginar-se em um país totalmente desconhecido, chegando à imigração e tendo que preencher um formulário escrito em uma língua que desconhece”. Iochinori Yoshida, 69 anos, voluntário desde 11/2008.

“Percebi que diante de tudo que assistimos daqui, da mesa do Escreve Cartas, somos seres privilegiados e isentos de problemas. Aprendo cada dia mais com as pessoas que por aqui passam”. Cristiane Tonello, 44 anos, voluntária desde 04/2009.

“O Escreve Cartas nos torna importantes aos olhos dos usuários que ficam tão satisfeitos ao serem ao menos por alguns instantes ouvidos em suas lamúrias, alegrias ou saudades”. Bernardina Fernandes Chagas, 58 anos, voluntária desde 11/2008.

Adesão de Novos Voluntários para o Escreve Cartas
Inscrições: até 10 de outubro, pelo telefone (11) 2833-8172
Local: Poupatempo São Bernardo do Campo – Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro- SBC
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h

Do Poupatempo