Poupatempo Piracicaba comemora 2º aniversário com semana de atividades gratuitas

Unidade já contabiliza mais de 940 mil atendimentos realizados

seg, 12/03/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

Apresentações de dança do ventre, ginástica rítmica, exames de saúde e corte de cabelo estão entre as atividades que vão acontecer de 12 a 16 de março, semana em comemoração aos dois anos de prestação de serviços do Poupatempo Piracicaba.

Na segunda-feira, das 13h às 16h, os cidadãos interessados poderão aprender a fazer maquiagem em uma oficina gratuita. Um funcionário do Posto se transforma em um palhaço para entreter as crianças e distribuir balas e doces.

A dança tribal e do ventre serão apresentadas na terça-feira a partir das 11h30. Já a equipe de Ginástica Rítmica que representa o município de Piracicaba em competições esportivas fará duas demonstrações no Poupatempo: nos dias 13 e 15 de março, das 15h às 16h.

Na quarta-feira, 14 de março, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente vai distribuir 50 mudas de árvores frutíferas – goiaba, acerola, araçá, romã e fruta do conde – em uma tenda na Praça José Bonifácio como forma de incentivar a preservação da natureza.

Alunos de um curso profissionalizante para formação de cabeleireiro atendem aqueles que quiserem cortar o cabelo gratuitamente na quinta-feira, durante todo o horário de funcionamento do Poupatempo, que é das 9h às 18h.

A semana comemorativa se encerra com uma campanha de saúde voltada para a realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira, das 9h às 16h.

Números

O Poupatempo Piracicaba chega ao seu 2º ano de funcionamento com mais de 940 mil atendimentos realizados, número já três vezes maior que a quantidade de habitantes do município, estimada em 368 mil moradores de acordo com dados da Fundação Seade.

Desse total, cerca de 90% corresponde aos serviços públicos prestados por órgãos estaduais, entre eles o Detran.SP e o Instituto de Identificação, que juntos são responsáveis por mais de 300 mil atendimentos realizados.

Com uma média de 2 mil atendimentos por dia, o Posto do Governo do Estado de SP já emitiu mais de 120 mil Carteiras de Identidade – o RG, serviço mais procurado pela população piracicabana -, 76 mil Carteiras de Habilitação (renovação, 2ª via e substituição da permissão pela definitiva), 73 mil licenciamentos de veículos e 28 mil Carteiras de Trabalho.

Entre os órgãos municipais, o destaque é a Secretaria Municipal de Finanças, que contabiliza mais de 90 mil atendimentos.

Aprovação

Foram 98,4% dos usuários do Poupatempo Piracicaba que avaliaram o atendimento recebido como ótimo ou bom, de acordo com os dados desta segunda-feira do Sintonia, sistema de gestão criado pela Prodesp que monitora em tempo real os principais serviços prestados no Posto.

O Poupatempo Piracicaba fica na Praça José Bonifácio, 700, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado que, desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, já prestou mais de 310 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 30 unidades de atendimento instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Do Poupatempo