Poupatempo passa a atender 9 cidades da Baixada Santista

A unidade abrigará o 3º posto do programa Acessa São Paulo de Santos

qui, 09/10/2008 - 13h21 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, 9, cerca de 1,7 milhão de pessoas de nove cidades da Baixada Santista passam a contar com informações e serviços públicos do Poupatempo. Instalado em Santos, o novo posto vai atender também as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

A unidade abrigará o 3º posto do programa Acessa São Paulo de Santos e o maior da região, com 15 computadores e capacidade para 4.800 atendimentos por mês.  O e-poupatempo, programa de atendimento via internet, vai oferecer mais de 2 mil serviços estaduais.

O Poupatempo Santos, inaugurado pelo governador José Serra, tem capacidade para 5.500 atendimentos por dia, das 9 às 18 horas, durante a semana, e das 9 às 14 horas, aos sábados. O posto está instalado na Rua João Pessoa, 246, no centro da cidade, numa área de 4.500 metros quadrados e na sua implantação e custeio da manutenção mensal o governo está investindo R$ 56.180.000,00.

“Esse é um serviço para economizar tempo das pessoas. O RG vai ser tirado na hora, em vez levar dias e dias. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Antecedentes Criminais. O posto oferece serviços estaduais e municipais como Detran, Sabesp e CDHU, IPTU e Direitos do Consumidor”, destacou o governador.

Serra afirmou ainda que está aumentando a capacidade de atendimento do poupatempo de 90 mil para 140 mil pessoas por dia. “Até o final do meu governo, 80% dos documentos poderão ser obtidos num dos postos espalhados pelo Estado.” 

Programa Poupatempo

O Programa Poupatempo foi criado pelo governo do Estado de São Paulo em 1996, com o objetivo de facilitar ao cidadão o acesso às informações e serviços públicos num único local, com rapidez e eficiência e sem burocracia.

Os postos do Poupatempo põem à disposição da população mais de 400 serviços, entre os quais a emissão de RG, Atestado, de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e CNH, consultas de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, registro de Boletim de Ocorrência.

O primeiro posto Poupatempo foi inaugurado em 1997, na Praça do Carmo, próxima à Praça da Sé. Atualmente, além desse e o de Santos, que está sendo inaugurado, há os seguintes postos de atendimento: Luz, Santo Amaro, Itaquera, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Osasco e Bauru. Está ainda em andamento a implantação das unidades da Lapa, Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Sorocaba, Marília, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O atendimento é feito também por Unidades Móveis, que levam os serviços do Poupatempo à população de bairros e municípios distantes dos postos fixos. Essas unidades itinerantes, baseadas na Grande São Paulo ou municípios do Interior, ficam de 3 a 15 dias em cada roteiro, dependendo da demanda. A Região Metropolitana é atendida, desde março de 2006, por três postos itinerantes. No Interior, há quatro postos, sediados em Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba, que atendem a um total de 135 municípios. Os postos da Grande São Paulo têm capacidade para média de 800 atendimentos diários e os do Interior para cerca de 450.

O e-poupatempo, versão eletrônica do Poupatempo, possibilita o acesso, pela Internet, a serviços públicos como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na Carteira de Habilitação e registro de Boletim de Ocorrência. O Ponto.SP, com salas de atendimento em Tatuí e Bom Jesus dos Perdões também facilita o acesso aos serviços públicos do Portal Cidadão.SP. Informações sobre os serviços oferecidos, documentos necessários, prazos e taxas ainda podem ser obtidas no Disque Poupatempo, em ligação gratuita para o 0800-772-3633, ou no Guia de Informações sobre Serviços Públicos, no www.poupatempo.sp.gov.br.

De 1997, ano de sua implantação, até 2007, o Poupatempo totalizou 182.108.337 atendimentos. Em 2008, até setembro, só o posto Sé procedeu a 34.191.634 atendimentos. A meta do Governo do estado é atingir em 2009 130,3 mil e, em 2010, 140,9 mil atendimentos por dia.

Em pesquisa do Ibope, de 2007, o Programa Poupatempo foi aprovado por 97% dos entrevistados.

Colaborou Milena Andrade