Poupatempo Osasco terá programa Escreve Cartas

Posto receberá inscrições de voluntários de 2 a 14 de março

qui, 26/02/2009 - 10h08 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Osasco, inaugurado pelo Governo de SP em julho de 2008, passará a oferecer um novo serviço à população da região: o Escreve Cartas.

Para que o serviço comece a funcionar em abril, o programa Escreve Cartas abre inscrições a partir do dia 2 de março, para selecionar voluntários que irão atender a população no Poupatempo Osasco. No total são 60 vagas disponíveis, e os interessados devem se inscrever pessoalmente no Posto Osasco, ou pelo telefone (11) 3688-4805.

O Escreve Cartas – que completou sete anos em outubro de 2008 e já realizou mais de 205 mil atendimentos – é um programa do Governo de SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, que conta com 227 voluntários e tem como propósito auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicarem através de cartas.

As inscrições poderão ser feitas até as 9 horas do dia 14 de março, quando todos os candidatos assistirão à palestra de introdução ao programa, requisito para a atuação no Escreve Cartas. Após essa etapa, os voluntários selecionados passam por um curso de capacitação.

Ser voluntário do Escreve Cartas é um trabalho que exige, além de boa caligrafia, muita dedicação, segundo a coordenadora técnica do Programa, Suely Calazans: “Todo voluntário deve apresentar-se disposto, trabalhar com prazer, ser paciente, saber guardar sigilo do que ouve e escreve e manter-se neutro durante a redação da carta”.

ADESÃO DE NOVOS VOLUNTÁRIOS PARA O ESCREVE CARTAS

Inscrições: de 2 a 14 de março, pelo telefone (11) 3688-4805

Local: Poupatempo Osasco – Av. Hilário Pereira de Souza, 664, Vila Iara

Horário: de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 14h

Expansão do Escreve Cartas

Os voluntários que atuam no Escreve Cartas ajudam os interessados a redigir carta, preencher formulário de serviço, elaborar currículo, e até mesmo na leitura de documentos. O programa, totalmente gratuito, funciona nos postos Santo Amaro e Itaquera, desde 2001. Em janeiro de 2009, foi começou a atender também nos postos do Poupatempo de São Bernardo do Campo e de Guarulhos, na Grande São Paulo. Estas unidades contam, respectivamente, com um time de 19 e 55 voluntários.

A implantação do Escreve em São Bernardo do Campo e Guarulhos ocorreu apenas três meses após o anúncio do Plano de Expansão do serviço, determinado pelo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, em meados de setembro de 2008. Agora em abril, o programa passará a funcionar também no Posto de Osasco. “Há sete anos, o Escreve Cartas atende nas zonas sul e leste da capital paulista, onde conquistou um enorme reconhecimento da sociedade. Agora, em 2009, os cidadãos moradores da Grande São Paulo também terão fácil acesso a esse serviço, cuja essência é o trabalho voluntário”, afirma o secretário Beraldo.

Histórico do Programa Escreve Cartas

Lançado em outubro de 2001, durante a I Semana de Solidariedade do Governo de SP;

Já realizou mais de 205 mil atendimentos;

Atualmente, conta com 227 voluntários:

120 no Poupatempo Santo Amaro

33 no Poupatempo Itaquera (e mais 30 já em treinamento)

19 no Poupatempo São Bernardo do Campo

55 no Poupatempo Guarulhos

Em abril, estará disponível também no Poupatempo Osasco

Exemplos de serviços oferecidos: redação e leitura de cartas, preenchimento de formulários, elaboração de currículos;

Outras atividades: narração de histórias para crianças, intercâmbio de cartas entre estudantes do ensino fundamental e idosos residentes em casas de repouso.

Do Poupatempo