Poupatempo Osasco completa um ano de funcionamento

Posto já prestou 700 mil atendimentos à população da região

qua, 15/07/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Osasco completa nesta quarta-feira, 15, o seu primeiro ano de atividades. Durante esses 12 meses, o posto já prestou 700 mil atendimentos à população de Osasco e região. Somente em junho, foram realizados 70.371 atendimentos, o que dá uma média diária de 3.128.

Os serviços mais procurados são os do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), com mais de 144 mil atendimentos. Em seguida, vem a Sabesp (104 mil), Detran (82 mil), e-poupatempo (mais de 60 mil); Correios (49,8 mil) e do Acessa São Paulo (mais de 42,5 mil).

Até junho, o posto emitiu mais de 115 mil Carteiras de Identidade (desse total, 74,4% foram segundas-vias) e já entregou mais de 21 mil Atestados de Antecedentes Criminais aos cidadãos. A unidade de Osasco foi a primeira a emitir o atestado – hoje esse serviço está implantado em todas as unidades fixas do Programa no Estado.

Em seus 5.000 m², o terceiro Posto a ser implantado na Grande São Paulo tem a maior sala e-poupatempo do Programa, com 26 pontos de acesso exclusivos aos serviços públicos eletrônicos disponíveis no portal Cidadão.SP. O serviço é gratuito e os cidadãos contam com o auxílio de funcionários treinados para a realização dos serviços. O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo de SP, oferece 20 computadores para acesso livre gratuito dos cidadãos à Internet.

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, fala sobre o fato de o posto, primeiro do Plano de Expansão a ser implantando, ter obtido 100% de aprovação (somatória de ótimo e bom) dos usuários na Pesquisa Ibope 2008. “Já são 700 mil atendimentos com o padrão Poupatempo de qualidade, sem privilégios e com transparência. Aqui, todos são tratados de maneira igual e com qualidade. O emprenho e profissionalismo dos funcionários faz com que a sociedade reconheça e aprove 100% este Posto do programa já em sua primeira avaliação”.

Novo serviço 

Desde abril deste ano, o Poupatempo Osasco oferece os serviços do programa Escreve Cartas aos cidadãos. O serviço, totalmente gratuito e realizado por um corpo de voluntários capacitados, ajuda as pessoas com dificuldade na escrita e leitura a redigir cartas, preencher formulários de serviço, elaborar currículo, e até mesmo na leitura de documentos. A postagem das cartas também é gratuita.

Serviço
Poupatempo Osasco
Endereço: Av. Hilário Pereira de Souza, 664, Vila Iara (próximo à Av. dos Autonomistas e à Estação Presidente Altino da CPTM)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas