Poupatempo Móvel vai a Manduri, Penápolis e São Vicente

Programa permite ao cidadão o acesso a serviços como emissão de carteira de trabalho e RG

ter, 20/01/2009 - 11h18 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, 20, o Poupatempo Móvel atenderá pela primeira vez no município de Manduri, localizado a 226 quilômetros de Sorocaba. A modalidade de atendimento itinerante do Poupatempo, Programa do Governo de SP vinculado à Secretaria de Gestão Pública, ficará até o dia 24 na Praça da Matriz, s/nº. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9 às 15 horas.

No Poupatempo Móvel, os cidadãos podem tirar RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, além de ter fácil acesso a mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos, como consulta a multas de trânsito, registro de boletim de ocorrência, emissão de 2ª via de contas de água, luz e telefone.

“Há onze anos, o Programa Poupatempo é referência no atendimento ao cidadão, sem burocracia ou privilégios – e as unidades do Poupatempo Móvel permitem que o governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Gestão Pública levem este padrão Poupatempo a inúmeros municípios do Interior do Estado”, afirma Sidney Beraldo, secretário de Estado de Gestão Pública.

Penápolis

O Poupatempo Móvel chegará a Penápolis – localizada a 60 quilômetros de Araçatuba – nesta terça-feira, 20 de janeiro e ficará na Av. Luis Osório, 450, Centro – no estacionamento do Santuário São Francisco de Assis. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9 às 16 horas. Esta é a terceira vez que a população penapolense é atendida pela Unidade Móvel de Araçatuba. Entre 2006 e 2007 foram prestados 6.903 atendimentos na cidade.

São Vicente

O Poupatempo Móvel estará pela quinta vez em São Vicente, na Baixada Santista. A partir desta terça-feira, 20, até 7 de fevereiro, e ficará na Praça Matteo Bei – Av. Senador Salgado Filho, s/nº, em frente ao Jóquei Clube. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 17 horas. No ano passado, a unidade prestou 13.816 atendimentos à população vicentina.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há onze anos presta serviços de qualidade à população.

Campanha do Poupatempo incentiva população a cuidar do RG Mau estado de conservação e perda do documento impedem a abertura de conta bancária, utilização de serviços públicos de saúde, participação em vestibulares e em concursos públicos.

O Programa Poupatempo promove campanha para despertar os cidadãos sobre a importância da carteira de identidade. Para a iniciativa, foram criados os slogans “Cuidar bem do RG é só alegria pra você” e “Não cuidar do RG é levar problema com você”, com objetivo de conscientizar a população para a necessidade de se conservar o documento.

A perda e o mau estado de conservação do RG – que é o documento fundamental de identificação do cidadão brasileiro – impedem, por exemplo, a abertura de uma conta bancária, de viajar e até mesmo a solicitação de outros documentos, como a carteira de trabalho e de habilitação.

Em 2008, os Postos Poupatempo Fixos e Móveis emitiram 2,3 milhões de Rgs, dos quais 1,7 milhão são de 2ª vias. Mais de 50% dos documentos – o equivalente a 850 mil – foram tirados novamente por má conservação e perda. Em onze anos de operação, o Programa Poupatempo já emitiu 11 milhões de 2ª vias da carteira de identidade – número que equivale a toda população da cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.

Achados e perdidos

Somente dentro dos Postos Poupatempo, entre os meses de setembro e dezembro de 2008, foram perdidos pelos cidadãos 1026 documentos pessoais, dos quais 38% (389) são carteiras de identidade. Os dados são do novo sistema informatizado “Achados e Perdidos”. Implantado no ano passado em todos os postos Poupatempo do Estado, o sistema já registrou a perda de 2325 objetos.

Para reverter esse cenário de poucos cuidados com o documento de identidade, todas as unidades fixas e móveis do Poupatempo, no Estado, participam de ações que vão desde a orientação no ato da entrega do RG, até divulgação através de cartazes espalhados em locais de grande circulação, como terminais urbanos e cartórios. Estão sendo realizadas ainda palestras em escolas, universidades e entidades assistenciais. Em 2008, foram realizadas 83 ações em todo o Estado.

“O objetivo é que a campanha tenha resultados concretos e crescentes, diminuindo no futuro a demanda pela 2ª via do RG por falta de cuidado com o documento, e principalmente evitando transtornos no dia-a-dia dos cidadãos, já que a carteira de identidade é o documento fundamental para todos os atos da vida civil. Vamos intensificar este trabalho de gestão pública desenvolvido dentro e fora dos Postos Poupatempo, inclusive estendendo-o a outros documentos”, diz Sidney Beraldo, secretário de Estado de Gestão Pública.

Dor de cabeça

O funcionário de láva-rápido, Sidnaldo Gonçalves Herrera, foi impedido de abrir conta no banco por causa das más condições de sua carteira de identidade. Herrera fazia a lavagem de um veículo, quando o RG caiu no chão. O documento molhou e ficou danificado.

O rapaz ainda chegou a pensar que poderia utilizá-lo. Mas, ao tentar abrir a conta bancária, foi informado de que teria de tirar uma 2ª via. Ele admite ter perdido o RG por falta de cuidados. “Eu fui trabalhar com o documento solto dentro da minha carteira, sem nenhum plástico protegendo”, afirma.

Com um salário de R$ 425,00 por mês, Herrera teve de gastar R$ 23,78 para retirar a 2ª via do documento estragado. O rapaz conta que a perda da carteira de identidade serviu de lição. “Agora, não trabalho mais com o RG no bolso. Ele fica na minha mochila.”

Herrera considera importante a campanha com objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade de conservação do documento. “Isso vai conscientizar as pessoas,” diz.

Documentos mal cuidados podem perder validade e deixar de ser aceitos em várias situações:

  • Em viagens nacionais e internacionais
  • Abertura de conta e outros serviços bancários
  • Solicitação de documentos como a carteira de habilitação e de trabalho
  • Em procurações e reconhecimentos de firma em cartório
  • Pagamentos com cheque e cartão de crédito
  • Acesso a hospitais e outros órgãos públicos e privados
  • Requisição de benefícios sociais, como o INSS
  • Utilização dos serviços da rede pública de saúde
  • Inscrições em provas de vestibulares e de concursos públicos

Cuidar bem do seu RG é simples:

  • Leve seu RG sempre numa carteira protetora
  • Não leve documentos soltos nos bolsos de calças e camisas
  • Em caso de perda do RG, faça uma declaração de extravio
  • Se for roubado, faça um boletim de ocorrência

Do Poupatempo