Poupatempo Móvel realizou quase 2 mil atendimentos em Paraisópolis

Emissão de RG foi o serviço mais procurado. A unidade fica no local até 14 de março

seg, 09/03/2009 - 18h02 | Do Portal do Governo

O balanço parcial da primeira semana de atendimento do Poupatempo Móvel na comunidade de Paraisópolis, zona sul da capital, aponta que foram realizados 1.845 atendimentos. A emissão de RG é o serviço mais procurado pela população de Paraisópolis até agora, com 789 solicitações. Em seguida, aparece a Carteira de Trabalho, com 154 emissões, o Atestado de Antecedentes Criminais, com 145, e os serviços eletrônicos do e-poupatempo, com 61 acessos. O restante das solicitações é formado por declarações de extravio do RG e atendimentos prestados no banco Nossa Caixa.

O Poupatempo Móvel está na Praça Moacyr Nicodemus, na Rua Senador Otávio Mangabeira, s/nº, desde o dia 02 de março, e fica até o dia 14, com atendimento de segunda sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

A chegada do serviço marcou o início da Virada Social, um projeto do Governo do Estado que tem por objetivo promover a qualidade de vida com segurança, reduzindo os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentação da comunidade local.

O atendimento da Unidade Itinerante facilita o acesso dos moradores da região à emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, e mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos, através do e-poupatempo, tais como registro de Boletim de Ocorrência, consulta de multas de trânsito, pontos na Carteira de Habilitação (CNH), débitos de IPVA, inscrição em concursos públicos e emissão de 2ª via de contas.

Histórico de atendimentos na Virada Social O Poupatempo Móvel foi um dos serviços de destaque nas edições anteriores da Virada Social, nas regiões de São Mateus e Brasilândia, zonas leste e norte da capital, locais onde a Unidade Itinerante tem retornado periodicamente.

Desde que a Virada Social começou na Brasilândia, em maio de 2007, a Unidade Móvel do Poupatempo já esteve seis vezes na região, totalizando 42 mil serviços prestados, dos quais 26,5 mil foram emissão de RGs.

Em São Mateus, onde o projeto teve início em julho de 2008, o Poupatempo Móvel prestou 9,7 mil atendimentos em duas visitas, com a emissão de mais de seis mil Carteiras de Identidade.

Poupatempo Móvel

Preocupado em atender à população residente em bairros e municípios distantes dos Postos Fixos, o Governo de SP concebeu o Poupatempo Móvel – modalidade de atendimento itinerante – para levar seus principais serviços a esses cidadãos, com o padrão Poupatempo de atendimento, sem privilégios e com a distribuição de senhas eletrônicas por ordem de chegada.

A primeira Unidade Móvel foi inaugurada em setembro de 2004, para atender os bairros mais distantes da capital e os municípios da Grande São Paulo.

Com o sucesso e a grande demanda por seus serviços, foram inaugurados, em março de 2006, seis novos postos itinerantes, sendo dois destinados à Região Metropolitana, e quatro para o interior do Estado. Sediadas nos municípios de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba, as Unidades Móveis do Interior atendem a população dos municípios de sua respectiva região administrativa.

Os Postos Móveis da Grande São Paulo têm capacidade para realizar uma média de 800 atendimentos diários. Juntas, as três unidades já atenderam 241 bairros e percorreram 6.025 Km. Os quatro Postos do interior, que têm capacidade para realizar cerca de 450 atendimentos por dia, já foram a 362 municípios e rodaram 21.720 Km.

Juntas, até o fechamento de janeiro de 2008, as sete Unidades Móveis ultrapassaram a marca de 2,1 milhões de atendimentos.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 11 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, até o fechamento de janeiro de 2009, o programa prestou mais de 212,6 milhões de atendimentos aos cidadãos.

Da Secretaria de Gestão Pública