Poupatempo Móvel participa da Virada Social

Unidade ficará duas semanas no Pq. São Rafael, região de São Mateus

sex, 01/08/2008 - 19h25 | Do Portal do Governo

A partir de segunda-feira, 4, uma Unidade do Poupatempo Móvel – modalidade de atendimento itinerante do Poupatempo, um programa do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Gestão Pública – prestará serviços no Parque São Rafael, na região de São Mateus, zona leste da capital paulista, onde foi iniciada a Virada Social – Qualidade de vida com segurança.

A Virada é trabalho em conjunto entre Governo do Estado, município e organizações sociais que tem como objetivo promover a inclusão social em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social dando à população mais segurança e qualidade de vida.

O atendimento do Poupatempo Móvel será realizado na Av. Sapopemba, 16.600, até o dia 16 de agosto. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

O Poupatempo Móvel facilitará o acesso dos moradores locais à emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, e mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos, através do e-poupatempo, tais como registro de Boletim de Ocorrência, consulta de multas de trânsito, pontos na Carteira de Habilitação (CNH), débitos de IPVA, inscrição em concursos públicos e emissão de 2ª via de contas.

Virada Social

Desde 12 de junho, a elite da Polícia Militar de São Paulo está no Jd. Rio Claro, região de São Mateus, realizando a Operação Saturação, a fim de levar segurança a mais de 200 mil moradores do bairro e arredores, desmanchando grupos que realizam o tráfico de drogas na região e prendendo foragidos da Justiça.

Ao final do trabalho ostensivo da Polícia, é iniciada a Virada Social, que engloba medidas de curto a longo prazo, promovendo no local grandes melhorias nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, assistência social e urbanização.

Em um ano, o projeto piloto da Virada Social, iniciado em maio de 2007 no Jd. Elisa Maria, região da Brasilândia, zona noroeste da capital, consolidou ações de infra-estrutura como recapeamento de ruas da região, reformas de escadões e colocação de energia elétrica em pontos viciados. Além disso, contou também com a construção de uma escola Municipal de Ensino Fundamental.

1ª edição 

Na 1ª edição da Virada Social, o Poupatempo Móvel prestou mais de 15 mil serviços em 18 dias de atendimento, o que representa um dos maiores números já registrados pelo Poupatempo Móvel em um roteiro.

Periodicamente, o serviço retorna à região da Brasilândia. Com a Virada Social no Elisa Maria, a Unidade do Poupatempo Móvel já esteve no local mais três vezes, realizando quase 20 mil atendimentos.

Disque Poupatempo

Informações sobre os serviços prestados, seus requisitos e roteiros de todos os Postos Móveis podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita), que atende de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas, e aos sábados, das 6 às 15 horas, ou através do Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível no site  http://www.poupatempo.sp.gov.br.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. 

Do Poupatempo