Poupatempo Móvel fica em Paraisópolis até sábado

Em uma semana de funcionamento foram realizados 1.845 atendimentos à população da região

sex, 13/03/2009 - 13h09 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Móvel, primeira ação da Virada Social em Paraisópolis, na capital, completou uma semana de funcionamento com 1.845 atendimentos à população da região, sendo 1.396 serviços prestados e 449 orientações. O serviço mais procurado foi a emissão de RG, com 789 solicitações. Em seguida, emissões de carteira de trabalho (154), atestado de antecedentes criminais (145) e serviços eletrônicos do e-poupatempo, com 61 acessos.

A unidade do Poupatempo Móvel fica até sábado, 14, na Praça Moacyr Nicodemus – Rua Senador Otávio Mangabeira, s/nº. O atendimento hoje (13) ocorre das 9 às 17 horas, e no sábado, das 9 às 13 horas. Além de emissões de documentos, a população tem acesso a mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos.

Paraisópolis foi a região escolhida para receber a terceira edição da Virada Social, programa do governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que articula todas as demais secretarias com a prefeitura e a sociedade civil.

O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentação da comunidade local. Para essa edição da Virada, foi utilizado como base o Projeto de Urbanização da Secretaria Municipal de Habitação, que está em andamento e tem sido aprovado pela população. Estão previstas aproximadamente 80 ações efetivas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação e habitação. As ações iniciam logo após a Operação Saturação da Polícia Militar, que ainda não tem data para terminar.

Virada Social: mais qualidade de vida

O programa Virada Social, do governo paulista, parte do pressuposto de que a questão da violência não deve ser resolvida somente com a repressão policial, e que a inclusão social é importante instrumento de segurança pública. O que o torna uma iniciativa única é a característica de promover intensa comunhão de esforços entre várias secretarias e órgãos do governo estadual, da prefeitura e entidades da sociedade civil.

A Virada Social começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação, durante 90 dias, para o restabelecimento da ordem e da segurança na área. Paralelamente, vários membros-integrantes do poder público e da sociedade civil se organizam para realizar ações concretas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais.

Da Agência Imprensa Oficial