Poupatempo móvel faz mais de 1,8 mil atendimentos em Paraisópolis

O serviço mais procurado foi a emissão de RG, com 789 solicitações

ter, 10/03/2009 - 12h37 | Do Portal do Governo

O Poupatempo móvel, primeira ação da Virada Social em Paraisópolis, completou uma semana de funcionamento com 1845 atendimentos à população da região, sendo 1396 serviços prestados e 449 orientações. O serviço mais procurado foi a emissão de RG, com 789 solicitações. Em seguida, vêm a Carteira de Trabalho com 154 emissões, o Atestado de Antecedentes Criminais com 145, e os serviços eletrônicos do e-poupatempo, com 61 acessos.

Modalidade itinerante do Poupatempo, o Poupatempo móvel é um programa do Governo de São Paulo e está localizado a Praça Moacyr Nicodemus – Rua Senador Otávio Mangabeira, s/nº, até o dia 14 de março, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Com ele, a população tem fácil acesso à emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, e mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos, através do e-poupatempo, tais como registro de Boletim de Ocorrência, consulta de multas de trânsito, pontos na Carteira de Habilitação (CNH), débitos de IPVA, inscrição em concursos públicos e emissão de 2ª via de contas.

Paraisópolis foi a região escolhida para receber a terceira edição da Virada Social, programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil.

O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentação da comunidade local. Para esta edição da Virada, será utilizado como base o Projeto de Urbanização da Secretaria Municipal de Habitação que já está em andamento e tem sido aprovado pela população.

Estão previstas cerca de 80 ações efetivas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação e habitação. As ações têm início logo após a Operação Saturação, ocupação da Polícia Militar que ainda não tem data para terminar.

Virada Social

A Virada Social é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Seads, que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil. O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentabilidade local.

O programa parte do pressuposto de que a questão da violência não deve ser resolvida somente com a repressão policial e que a inclusão social é importante instrumento de segurança pública.  Porém, o que torna a Virada Social uma iniciativa única é a sua característica de promover uma intensa comunhão de esforços entre várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura e entidades da sociedade civil.

A Virada Social começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área.  Em paralelo, vários atores do poder público e sociedade civil e se organizam para realizar ações concretas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de onze anos presta serviços de qualidade à população.

Do Poupatempo