Poupatempo Luz tem sistema para economia de água

Captada do subsolo do edifício, água abastece um sistema de irrigação e serve também para lavar instalações

sáb, 29/08/2015 - 16h06 | Do Portal do Governo

A ideia é poupar, o que faz jus ao próprio nome de um dos serviços públicos mais bem avaliados no Estado de São Paulo. Agora, o Poupatempo Luz, além de otimizar dezenas de serviços ao cidadão, implantou um projeto para economia de água para o funcionamento do prédio.

Antes, a água bombeada do subsolo – comum em edifícios com construções profundas que atingem o lençol freático – era descartada em galerias pluviais. Agora, não mais. Partiu de um grupo de colaboradores a ideia de captar a água e utilizá-la na manutenção do prédio.

A água reaproveitada é usada para lavar as instalações, banheiros e área externa. Os jardins, anteriormente secos, ganharam um sistema de irrigação. “Tivemos que colocar placas alertando que a água é de reuso, pois algumas pessoas reclamaram que estávamos desperdiçando água”, conta Anselmo Moura Santos, um dos funcionários responsáveis pelo projeto.

Ainda de acordo com Santos, moradores de prédios da região já procuraram o Poupatempo para instalar sistemas iguais. Com apoio da administração, os funcionários providenciaram uma caixa d’água de 5 mil litros e colocaram o plano em prática. Além dos R$ 2,5 mil da caixa d’água, o projeto exigiu investimento de mais R$ 285 em peças hidráulicas.

A mão-de-obra ficou por conta dos funcionários da Prodesp, empresa de economia mista do Governo de São Paulo que administra o Programa Poupatempo. Vale ressaltar que antes da utilização, amostras de água foram enviadas para análise no Instituto Nacional de Análises e Pesquisas. O laudo constatou que a água é imprópria para consumo humano, mas serve para higienização, rega de plantas e descarga nos vasos sanitários.

Do Portal do Governo do Estado