Poupatempo Luz realiza 5,8 milhões de atendimentos em 11 anos

Diariamente são emitidos 1,8 mil carteiras de identidade e atestados de antecendentes

sex, 26/06/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Luz completa este mês 11 anos de atividades. Localizada próxima à Estação Luz do Metrô, a unidade já realizou mais de 5,8 milhões de atendimentos. Os números desse posto são impressionantes: apenas o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), realiza, em média, 1,8 mil serviços/dia, entre emissões de carteiras de identidade e atestados de antecedentes.

A Unidade Luz começou a funcionar menos de oito meses após a inauguração do Poupatempo Sé, o primeiro posto do Programa. Naquela época, era comum ver as pessoas fazerem filas em busca do RG. O motivo é fácil de entender: era possível tirar o documento de identidade em, no máximo, 48 horas. Antes, no mesmo local onde até então funcionava o posto I de Identificação da Polícia Civil, levava-se até três meses para ter o documento em mãos.

IIRGD realiza mais de 30 milhões de serviços no Poupatempo 

Presente em todos os 14 Postos Fixos e sete Unidades Móveis do Programa Poupatempo, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daun é o que tem maior demanda. Até agora já foram prestados 30 milhões de serviços – somente no atendimento presencial. Desse total, foram emitidas 20 milhões de carteiras de identidade, o que corresponde praticamente à metade da população do Estado – segundo dados da Fundação Seade, hoje São Paulo tem  41 milhões de habitantes.

Por dia, são emitidos mais de 10,5 mil carteiras de identidade e 3,2 mil atestados de antecedentes criminais – ou seja, mais de 300 mil documentos emitidos pelo Instituto de Identificação a cada mês dentro dos Postos.

Segundo o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, dos mais de 230 mil RGs entregues por mês, cerca de 70% são segundas vias: “Historicamente, os números nos mostram que a 2ª via do RG é o serviço campeão de demanda no Programa Poupatempo, e isto, em grande parte das vezes, por conta da falta de cuidados dos cidadãos com o seu próprio documento, até mesmo pela facilidade que hoje existe para se obter um novo documento”.

Curiosidade

Você sabia que a identificação civil em São Paulo começou no século XIX, em julho de 1904, quando o Gabinete de Identificação da Polícia Civil emitiu a primeira carteira de identidade do Estado? Naquela época, o documento era chamado de ficha passaporte. Dois anos mais tarde, a identificação civil foi legalmente instituída por meio do cartão de identidade. Nele, descreviam-se as características antropométricas do cidadão, com anotações até sobre cicatrizes e marcas.

Em 1907, o documento foi simplificado e os dados antropométricos foram substituídos pelas impressões digitais dos cinco dedos da mão direita, que são coletadas até hoje para fins de identificação.

Na sede do IIRGD, no centro de São Paulo, fica o arquivo com os prontuários de todo cidadão nascido ou habitante do Estado de São Paulo que algum dia solicitou o seu documento de identidade. Entre as mais de 45 milhões de fichas de seu acervo, podem ser encontrados nomes famosos como Monteiro Lobato, Santos Dumont, Pelé e Ayrton Senna da Silva.