Poupatempo Itaquera muda rotina na Zona Leste da Capital

Inaugurada em novembro, unidade realizou quase 37 mil atendimentos somente nos dez primeiros dias de atividade

ter, 26/12/2000 - 11h24 | Do Portal do Governo


Inaugurada em novembro, unidade realizou quase 37 mil atendimentos somente nos dez primeiros dias de atividade

Eliane Ventura Grilo, Kleber Henrique, Ana Paula Moreira Gomes, Yoshio Tomita e José Pedro da Silva são moradores da Zona Leste da Capital e buscam praticidade e rapidez quando usam os serviços públicos. Não foi por coincidência que o grupo estava no Poupatempo Itaquera – maior posto de atendimento de serviços públicos construído pelo Governo do Estado. Inaugurado em 18 de novembro último pelo governador Mário Covas, o local tem 10 mil metros quadrados e oferece mais de 300 serviços de diversos órgãos e empresas, como emissão de carteira de trabalho, RG, renovação de carteira de habilitação, requisição de seguro-desemprego, licenciamento veicular, bancos, cadastro para recolocação profissional – além de balcões da Junta Comercial, Procon, CDHU, Sabesp, Eletropaulo, entre outros.
A unidade está localizada estrategicamente ao lado da estação Corínthians-Itaquera do Metrô, com movimento diário de 111 mil passageiros, e foi idealizada para atender uma população estimada em 4,6 milhões de pessoas. Cerca de 2,4 milhões desses potenciais usuários moram em 22 bairros da Zona Leste da Capital e outros 2,2 milhões em municípios vizinhos, como Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis e Biritiba-Mirim.
Para garantir um atendimento de qualidade, o Poupatempo Itaquera conta com quase 600 funcionários especialmente treinados, trabalhando em dois turnos. Somente nos dez primeiros dias de funcionamento, a unidade realizou 36.645 atendimentos, segundo levantamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Vale destacar que o posto tem capacidade para realizar até 14 mil atendimentos diários.
“Era fundamental existir no coração da Zona Leste um posto desse porte. Trata-se de uma das regiões mais pobres de São Paulo, que ao lado tem municípios igualmente carentes, inclusive de aparatos públicos”, observa o superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg. Segundo ele, a unidade vai distribuir melhor a demanda por serviços públicos na região, já que hoje quase 43% dos usuários do Poupatempo Sé – cujo atendimento diário é de 12 mil pessoas – são originários da Zona Leste.
Outro diferencial importante do novo Poupatempo, destaca Annenberg, é o vínculo direto com uma junção de transportes coletivos. Associado ao Metrô, estão um terminal de ônibus com 15 linhas, uma estação de trem da CPTM, além de várias linhas alternativas de lotação.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégia, Antonio Angarita, o Poupatempo Itaquera reforça o compromisso do Estado em devolver à população o direito de ser bem atendida pelos órgãos públicos. “Além de estender à toda comunidade os princípios de cidadania que fazem parte do programa de qualidade e modernização do setor público”, explica.

Propaganda boca-a-boca

A praticidade e rapidez do Poupatempo Itaquera foram os principais fatores que levaram o instalador de insufilme, Kleber Henrique (foto), 23 anos, a procurar o posto para renovar sua carteira de motorista. Morador da Vila Matilde, um dos bairros da região, ele chegou às 14h30 no local e após alguns trâmites – como pegar senha no guichê, levar documentos ao balcão, pagar a taxa obrigatória no posto bancário ao lado – às 15h15 já estava dentro da sala pronto para o exame médico. “É a primeira vez que venho aqui. O atendimento é ótimo e rápido”, disse ele, acrescentando “vou aproveitar para aguardar o documento, já que está chovendo e vim de moto”. Kleber é mais um dos usuários que soube do posto por meio da propaganda “boca-a-boca”. Seu vizinho, Alexandre Monteiro de Lima, que fez o mesmo serviço logo nos primeiros dias de funcionamento do Poupatempo Itaquera, o alertou: “vai lá que é melhor”.
Quem também soube do Poupatempo Itaquera por indicação de um amigo foi a “office-girl” desempregada Ana Paula Moreira Gomes, 18 anos. Ela recorreu ao posto como alternativa para tentar se recolocar no mercado de trabalho e em dez minutos estava cadastrada no balcão de empregos da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Moradora do bairro da Penha, Ana foi acompanhada da irmã Alessandra Moreira Gomes, de 14 anos, que aproveitou para retirar a carteira de identidade, feita um dia antes. “Só tinha duas pessoas na minha frente”, observou a estudante.
Já a dona de casa Elaine Ventura Grilo (foto), 30 anos, procurou o posto para tirar RG da filha de seis anos, Marina Ventura Balestra (foto). Antes, telefonou ao Disque-Poupatempo para confirmar os documentos necessários e a unidade mais próxima de Guarulhos, onde mora. “Fui orientada a vir aqui por ser mais vazio e prático”, explica ela. “Achei tudo muito bom, bem organizado, limpo e o atendimento do pessoal é excelente. Não é aquela coisa maçante de ficar um tempão esperando em fila.”
Com o mesmo apelo, o japonês radicado no Brasil, Yoshio Tomita (foto), 74 anos, levou os netos Rafael (foto), Fernanda (foto) e Rafaela (foto), de 14, 12, e 9 anos respectivamente, para tirarem o primeiro RG. “Vi o Covas na TV na inauguração desse Poupatempo, então resolvi trazer os meninos”, diz ele. Motorista aposentado e morador de Ermelino Matarazzo, outro bairro da Zona Leste, Tomita era usuário do Poupatempo Sé, onde também já tirou a carteira de identidade de outros netos.

Mais de 25 milhões de atendimentos dentro de um novo padrão de qualidade em serviços

O Poupatempo é uma iniciativa do Governo do Estado que estabelece um novo padrão de qualidade em serviços públicos, com o objetivo de melhorar a vida da população. Criado em 1996, dentro do Programa de Qualidade e Modernização do Setor Público, o serviço visa facilitar o acesso da comunidade às informações públicas, reunindo vários órgãos e empresas prestadores de serviços públicos num único local, oferecendo ao cidadão um atendimento diferenciado, eficiente e de qualidade.
Além da facilidade de acesso a atividades de apoio, como banco, papelaria e fotocópia – as principais inovações do Poupatempo estão na ampliação do atendimento para 12 horas consecutivas, de segunda a sexta-feira, e para seis horas aos sábados; na redução do tempo de espera pela racionalização do fluxo de trabalho nos órgãos; no Disque Poupatempo, uma central de atendimento telefônico gratuito; e, ainda, em tornar disponível um Guia de Informações sobre Serviços Públicos. A publicação permite consultas sobre serviços disponíveis, com indicação da documentação necessária, taxas cobradas e localização dos órgãos e entidades onde os serviços são realizados.
Desde a inauguração do primeiro posto, o Poupatempo Sé, em 1997, as três unidades da Capital (Sé, Alfredo Issa e Santo Amaro) e as duas do Interior (Campinas e São José dos Campos) já realizaram, até o último mês de novembro, 22,4 milhões de atendimentos. Somados aos mais de 2,9 milhões de atendimentos realizados pelo Disque Poupatempo (0800 17 12 33 – ligação gratuita), o programa ultrapassa a importante marca de 25 milhões de atendimentos prestados à população.
De acordo com a pesquisa realizada pelo IBOPE em julho de 2000, a aprovação dos serviços do Poupatempo pelos usuários atingiu a marca de 98%. Dos entrevistados, 74% disseram que o tempo gasto para resolver o problema no posto foi muito menor se comparado a outros locais e 92% avaliaram o serviço com “ótimo/bom”, dando nota de 8,8 numa escala de 10.

Novas unidades em 2001

Para estender o mesmo padrão de serviços à população de outras regiões, o Governo do Estado, por meio da superintendência do Poupatempo, tem um ambicioso plano de expansão. Segundo Daniel Annenberg, as obras de uma nova unidade estão a toque de caixa. Trata-se do Poupatempo São Bernardo do Campo, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2001.
Com 8.100 metros quadrados de área construída, o posto será o primeiro a congregar serviços de órgãos municipais. “Se a experiência der certo vamos estender para outras unidades”, revela Annenberg. Também está sendo definida a área para a instalação de outra unidade na Grande São Paulo, desta vez em Guarulhos.

Serviço

O Poupatempo Itaquera fica na Rua do Contorno, 60 – ao lado da Estação Corínthians-Itaquera do Metrô. O horário de funcionamento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 13 horas, aos sábados. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque-Poupatempo: (0800-171233), de segunda-feira à sábado, das 6 às 22 horas. A ligação é gratuita. Na internet, os interessados podem acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br ou por meio do site do Governo de São Paulo: www.saopaulo.sp.gov.br

Gislene Lima