Poupatempo inaugura 30º posto de atendimento do Estado em Sorocaba

Instalada em uma área de 2.443 m², unidade tem capacidade para realizar mais de 110 mil atendimentos mensais

ter, 22/11/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h50)

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 22, o Poupatempo Sorocaba, o 30º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do Estado. Com capacidade para realizar 5 mil atendimentos diários e 110 mil mensais e uma equipe de 161 funcionários, distribuídos entre terceirizados e servidores públicos, a unidade vai beneficiar quase 1,2 milhão de habitantes de Sorocaba e mais nove municípios vizinhos (Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapui e Votorantim).

“Essa é uma obra importante. É o trigésimo Poupatempo do Estado. Ele tem capacidade de atender Sorocaba e região, cinco mil atendimentos dia, 110 atendimentos mês. Tudo em um local só: E-gov, governo eletrônico, tecnologia de informação, atendimento rápido e eficiente. Então esta é a primeira boa notícia. E já está funcionando. Já está em operação”, declarou Alckmin.

O investimento total para a implantação e gestão da unidade é de R$ 32,5 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo esse período.

O Poupatempo Sorocaba atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Correios, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

Novas ferramentas de modernização

O Poupatempo Sorocaba conta com diversos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG, do licenciamento de veículo e da emissão da CNH por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco.

Expansão do Programa Poupatempo

O Poupatempo chega a 30 postos fixos com a entrega da unidade Sorocaba nesta terça-feira. Novas unidades estão em implantação. Na capital, no bairro da Lapa, a unidade será entregue ainda este ano. Já em Suzano, o posto está com projeto de arquitetura e engenharia em andamento.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 301 milhões de serviços.

Serviço
Poupatempo Sorocaba
Endereço:
Rua Leopoldo Machado, 525, Centro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública