Poupatempo implanta sistema online de gestão e avaliação

Criação da Prodesp permite que usuário avalie qualidade do atendimento

sex, 02/10/2009 - 12h21 | Do Portal do Governo

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, apresentou o novo sistema de gestão do Programa Poupatempo nesta sexta-feira, 2, no Posto Campinas Shopping. O Sintonia – Gestão de Serviços permite uma visão geral da atividade do Poupatempo, em tempo real, tanto em termos quantitativos como qualitativos.

O sistema monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, imediatamente após a realização do mesmo, gerando indicadores de desempenho em níveis que vão desde o geral do Posto, passando pelo órgão, até chegar a uma única estação de trabalho. A solução tecnológica também permite aos gestores, remotamente, a verificação da quantidade de mesas ocupadas, máquinas em funcionamento ou desligadas.

“Este é mais um investimento do Estado para elevar a qualidade do serviço público. O acesso, em tempo real, aos indicadores de desempenho e a avaliação permanente da população vão tornar a gestão do Poupatempo ainda mais eficiente e beneficiar os cidadãos”, diz Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública.

Treze postos fixos do Poupatempo no Estado já contam com o Sintonia (Sé, Luz, Santo Amaro, Itaquera, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco, Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto). O monitoramento é feito nos três órgãos mais procurados pelos usuários: Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Juntos eles prestam cerca de 644,5 mil atendimentos por mês em todo o Estado.

Mais de 40 serviços participam desta etapa inicial. No total, o sistema ficará instalado em 811 computadores e cerca de 1.500 funcionários já estão capacitados para utilizá-lo. A secretaria de Gestão Pública, em uma segunda fase, vai estender o sistema para outros órgãos em funcionamento no Poupatempo.

O Sistema
Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Sintonia inova ao criar ferramentas que possibilitam o rigoroso controle da qualidade pelos gestores a distância e em tempo real.

Na prática, o novo sistema emite alertas quando são identificadas ocorrências fora do padrão, como, por exemplo, desvio no tempo médio previsto para a execução do serviço na mesa de atendimento. O gestor recebe a notificação na tela do computador e pode agir de imediato. O acompanhamento também já pode ser realizado por telefonia móvel, utilizando tecnologia WAP.

Com o Sintonia, o Poupatempo também intensifica sua pesquisa de Satisfação dos Usuários, com a abertura de mais este canal. A partir de agora, os cidadãos que realizarem os serviços monitorados serão convidados pelo atendente a opinar sobre a qualidade do atendimento recebido. Por meio de um teclado especial e acessível, com as opções ótimo, bom, regular e ruim identificadas por texto, ícones e cores, o usuário participa somente se quiser e o atendente não tem acesso à avaliação recebida.

Da Secretaria de Gestão Pública