Poupatempo Guarulhos: 5 anos de atendimento à comunidade

Diariamente, o Poupatempo Guarulhos presta mais de 7.800 atendimentos

ter, 04/09/2007 - 20h37 | Do Portal do Governo

Debates, apresentações de dança, teatro, música, exposição fotográfica, biblioteca itinerante: todas essas atividades fazem parte da 1ª Semana Cultural do Poupatempo Guarulhos, que acontece entre 3 e 6 de setembro, para comemorar o aniversário de 5 anos do Posto, inaugurado em 5 de setembro de 2002.

Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Guarulhos – maior cidade não-capital do país – ultrapassou em 2005 a marca de 1,2 milhão de habitantes. E em cinco anos, o Poupatempo Guarulhos realizou 8,9 milhões de atendimentos, um número quase oito vezes superior à população total do município.

Diariamente, o Poupatempo Guarulhos presta mais de 7.800 atendimentos, e suas maiores demandas são para os serviços da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). No local, são realizados serviços de 16 diferentes órgãos. Acessibilidade Universal

O Posto Guarulhos conta com o primeiro Terminal de Acesso Universal à Internet do Poupatempo, espaço da sala e-poupatempo que conta com equipamentos e softwares que facilitam a navegação a portadores de deficiências visuais, físicas, motoras e demais que impossibilitem sua realização em equipamentos convencionais.

Além disso, semanalmente funcionários do Posto ministram voluntariamente um curso de informática voltado a portadores de necessidades especiais (motoras, psicológicas e físicas). O curso possui quatro módulos – com três meses cada, e 1h30 de aula por semana – e não tem limite de idade. Atualmente, estão sendo atendidos no curso alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Casa de David.

A primeira turma a participar do curso – 17 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) – teve início em maio de 2005, e em setembro do mesmo ano, recebeu diploma do 1º módulo das mãos do ator Marcos Frota, militante nas questões de inclusão. A última formatura, de 26 alunos cursando entre o 1º e o 3º módulo, aconteceu em junho de 2007.

Levando cidadania à comunidade

O atendimento do Poupatempo Guarulhos não se restringe apenas ao espaço de sua sede, no Bairro Macedo. Periodicamente, o Posto participa de ações sociais em comunidades carentes de Guarulhos e região, e integrando iniciativas das prefeituras municipais, Polícia Militar e entidades da sociedade civil.

O Poupatempo Guarulhos está localizado na antiga fábrica da Abaeté, na Rua José Campanella, 189, Bairro Macedo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Programa Poupatempo

O Poupatempo, que completará 10 anos em outubro, é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.

Do Poupatempo

 (R.A.)