Poupatempo faz 10 anos e anuncia 14 novos postos em SP

Serão 25 unidades fixas no Estado - quatro na capital e sete carretas móveis

ter, 13/11/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Catorze cidades paulistas ganharão postos do Poupatempo. O anúncio foi feito pelo governo do Estado, que comemora 10 anos dessa iniciativa que revolucionou e desburocratizou o processo de emissão de documentos, além de outros serviços prestados pela administração pública ao cidadão. A expansão irá permitir aumento de 50% na capacidade de atendimento diário. Somando-se aos que existem até agora, serão 25 postos fixos do Poupatempo no Estado, quatro na capital, além de sete unidades móveis.

Os municípios contemplados serão Osasco, São José do Rio Preto, Santos, Taboão da Serra, Jundiaí, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Araçatuba, São Carlos, Araraquara, Marília e Taubaté. As três primeiras, cujos projetos de engenharia e arquitetura estão prontos, poderão operar antes das demais, previstas para o decorrer de 2008.

O cidadão encontra nos postos mais de 200 serviços públicos em dezenas de órgãos ligados ao Estado, bem como alguns vinculados às esferas federal e municipal. Os mais procurados são emissão de carteiras de identidade, de trabalho e de motorista. Há também papelaria, banco, fotocópia, fotografia, empréstimo de livro, lanchonete, informações sobre eventos culturais, entre outros.

O posto instalado na Praça da Sé, onde tudo começou, foi inaugurado em outubro de 1997, ano em que atendeu 6,5 mil solicitações. Atualmente, atende o dobro. Até setembro, toda a rede do Poupatempo (fixos, móveis e o serviço telefônico) tinha prestado mais de 175 milhões de atendimentos.

A gerente do posto Sé, Cândida Rocha Schwenck, observa que o Poupatempo cumpriu suas duas premissas básicas, propostas em 1997: “Mudamos a cara do serviço público e aproximamos o Estado da população”. Lembra que o padrão de atendimento, hoje elogiado e com índices altos de aprovação, se aperfeiçoou com o tempo, graças à compreensão do cidadão e dedicação dos funcionários.

Quem trabalha no Poupatempo passa por três etapas de treinamento: a primeira é de caráter conceitual dos trabalhos e de integração entre os novos funcionários. Na seguinte, a capacitação é no trabalho, e a terceira fase são cursos periódicos de reciclagem, nos quais é possível ao empregado sugerir novos métodos de procedimento para facilitar ainda mais a vida do cidadão. “Mantemos pelo menos 40% dos servidores aptos a executar diferentes funções no posto”, assegura Cândida.

Cidades felizes – O superintendente de novos projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, informa que nos próximos meses serão feitas licitações para escolher empresas para instalar e administrar as unidades de Osasco, Santos e São José do Rio Preto. As demais passarão depois pelo mesmo processo.

O tamanho de cada unidade depende do contingente populacional da região. Entre as novas, as maiores serão as de Sorocaba, Piracicaba, Jundiaí, Santos, Osasco e São José do Rio Preto, cada uma com cerca de 2 mil metros quadrados de área. As outras terão 700 metros quadrados.

Nas menores, a instalação da infra-estrutura e a operação dos serviços custarão aos cofres públicos R$ 160 mil/mês por cinco anos. Nos demais, R$ 320 mil/mês pelo mesmo período. Após os cinco anos, a administradora receberá do Estado pela operação, com valores diversos dependentes do número de funcionários. Este modelo de gestão do Poupatempo, ressalta Machado, será adotado a partir dos 14 novos postos e o de Bauru, inaugurado no ano passado e administrado por um consórcio de empresas.

Os estudos para a expansão começaram em abril, com viagens de técnicos do Poupatempo às cidades candidatas. Machado explica que para determinar a localidade levam-se em conta população, pujança econômica e distribuição geográfica estratégica, de modo a atender o máximo de municípios.

Geralmente, a escolha para a implantação da unidade recai sobre imóveis estaduais ou municipais. “Somos sempre recebidos pelas autoridades locais que nos mostram os prováveis prédios para a instalação do Poupatempo. Mas a decisão final é sempre nossa”, assegura Ilídio.

A edificação precisa estar bem localizada, se possível, no centro da cidade, numa via com bastante circulação de pessoas e de transporte e situação regularizada. Em Jundiaí, por exemplo, o posto será instalado no Complexo Fepasa, próximo à estação ferroviária, por sugestão da prefeitura.

Obrigatoriamente, os serviços oferecidos nos novos postos serão os mais procurados: RG, carteira do trabalho, Detran, Nossa Caixa, E-Poupatempo e Acessa São Paulo (Internet gratuita). Os demais, ressalta Ilídio, virão depois, de acordo com a demanda e a vontade dos órgãos em se estabelecer no posto.

SERVIÇO

Disque Poupatempo: 0800-7723633

www.poupatempo.sp.gov.br

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial