Poupatempo emite Serviço de Certidão de Prontuário

Documento pode ser requisitado se a família precise dar entrada em inventário, recebimento de pensão ou partilha de bens

dom, 05/11/2017 - 18h11 | Do Portal do Governo

Você sabia que um documento similar ao RG pode ser solicitado para uma pessoa que já faleceu? A Certidão de Prontuário pode ser requisitada se a família precise dar entrada em inventário, recebimento de pensão ou partilha de bens, uma vez que nem sempre todos os dados necessários para aquele processo constam na Certidão de Óbito.

O documento traz todos os registros civis do cidadão, os mesmos que constam no RG, além de outras informações pessoais, como cor de pele, profissão e estado civil. A certidão pode ser solicitada quando a família não possui o RG ou quando o documento está desatualizado ou em mau estado de conservação, impedindo o reconhecimento das informações.

Para solicitar, basta que um parente próximo compareça em uma das 71 unidades do Poupatempo, levando os documentos pessoais (RG e Certidão de Nascimento ou Casamento, original e cópia) e os documentos do falecido (como o número do RG, que precisa ter sido emitido no Estado de São Paulo, Certidão de Nascimento/Casamento e Certidão de Óbito, original e cópia).

O serviço tem uma taxa de R$ 41,37, podendo ter custo adicional de R$ 4,14 por folha, se necessário. Para tirar a Certidão de Prontuário no Poupatempo não é necessário agendar com antecedência.