Poupatempo é quem mais respeita o consumidor

Pesquisa foi realizada pelo Instituto TNS InterScience para a Revista Consumidor Moderno

ter, 23/12/2008 - 11h03 | Do Portal do Governo

O programa estadual Poupatempo foi o vencedor da pesquisa anual “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil 2008”, na categoria empresas públicas. A pesquisa foi realizada pelo Instituto TNS InterScience para a revista “Consumidor Moderno”, da Editora Padrão, pelo sexto ano consecutivo. O levantamento foi feito por respostas espontâneas, ou seja, sem que os entrevistados recebessem lista com opções de escolha. O resultado foi devido aos 20% de menções espontâneas dos entrevistados. Os correios ficaram na 2ª posição, com 6%. A apuração teve abrangência nacional, com opiniões de 1.250 homens e mulheres de todas as classes sociais, em cinco cidades: SP, RJ, Porto Alegre, BH e RE.

Para a avaliação, a pesquisa considera como critérios a qualidade dos produtos e serviços, o atendimento, o preço, a responsabilidade ambiental e social, o monitoramento da satisfação dos clientes e a propaganda ética.  “A pesquisa comprova a eficiência do Poupatempo, que permite ao cidadão fácil acesso a mais de 250 serviços públicos. É um dos programas mais bem-sucedidos do governo do Estado. Motivada por este tipo de resposta positiva, a Secretaria de Gestão Pública vai aumentar em 50% a capacidade de atendimento do Poupatempo até 2010”, garante o secretário de Gestão Pública.

Na pesquisa, 40 serão premiadas em diversas categorias. Além do Poupatempo, destacam-se o jornal O Estado de S.Paulo, Avon, BR Petrobras, Rede Globo, Visa, Nike, Nestlé, McDonald´s, Eletropaulo, Casas Bahia, Bradesco Previdência, Coca-Cola e Banco Itaú.

 Facilidade de acesso – O Poupatempo é um programa gerido pela Prodesp, vinculada à Secretaria de Gestão Pública, que estabelece novo padrão de qualidade em serviços públicos. Reúne órgãos e entidades num único local para oferecer ao cidadão atendimento diferenciado, eficiente e de qualidade. Além da facilidade de acesso a serviços de apoio (banco, papelaria, fotocópia e lanchonete), as principais inovações estão na ampliação do horário de atendimento, com funcionamento inclusive aos sábados, na redução do tempo de espera pela racionalização do fluxo de trabalho, no atendimento do Disque Poupatempo – central de atendimento telefônico gratuito – e, ainda, na criação do “Guia de Informações sobre Serviços Públicos”, que permite consultas sobre serviços disponíveis.

O programa tem 13 postos fixos de serviços em funcionamento: quatro na capital (Sé, Luz, Santo Amaro e Itaquera), três na região metropolitana (São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco), um na Baixada Santista (Santos) e cinco no interior (Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Bauru). Além disso, dispõe de três unidades móveis que atendem a capital e a Grande São Paulo, permanecendo duas semanas em cada região, e mais quatro no interior do Estado, para prestar serviços aos municípios de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba. Os mais procurados nos postos são de emissão de RG, de carteira de trabalho, intermediação de mão-de-obra e seguro-desemprego, licenciamento de veículos e renovação, além de 2ª via da CNH.

Da Secretaria de Gestão Pública