Poupatempo é o órgão público que mais respeita o consumidor

Programa é o vencedor de sua categoria em pesquisa nacional feita pela Revista Consumidor Moderno

ter, 16/12/2008 - 20h05 | Do Portal do Governo

O Programa Poupatempo, do Governo do Estado de São Paulo, foi o vencedor da Pesquisa Anual “As Empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil 2008”, na categoria Empresas Públicas. A pesquisa foi realizada pelo Instituto TNS InterScience para a Revista Consumidor Moderno, da Editora Padrão, pelo sexto ano consecutivo. No levantamento, os entrevistados fizeram a citação de forma espontânea sem receber uma lista com opções de escolha.

Na categoria Empresas Públicas, o Poupatempo foi o grande destaque: recebeu 20% das menções espontâneas dos entrevistados. Em segundo lugar, aparecem os Correios, com 6%. O levantamento, de representatividade nacional, entrevistou 1.250 homens e mulheres de todas as classes sociais em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

De acordo com os critérios da pesquisa, para que a empresa seja considerada uma das que mais respeitam o consumidor, é preciso ter os seguintes atributos: qualidade dos produtos e serviços, atendimento, preço, responsabilidade ambiental, responsabilidade social, monitoramento da satisfação dos clientes e propaganda ética.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que estabeleceu um novo padrão de qualidade em serviços públicos, reunindo diversos órgãos e entidades públicas num único local, oferecendo ao cidadão um atendimento diferenciado, eficiente e de qualidade.

“A pesquisa comprova a eficiência do Poupatempo, que permite ao cidadão o fácil acesso a mais de 250 serviços públicos, e é um dos Programas mais bem-sucedidos do Governo do Estado. Motivada por este tipo de resposta positiva, a Secretaria de Gestão Pública vai aumentar em 50% a capacidade de atendimento do Poupatempo até 2010”, disse o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

No pesquisa “As Empresas que mais respeitam o consumidor”, quarenta empresas serão premiadas, em diversas categorias. Além do Poupatempo, destacam-se: o jornal “O Estado de São Paulo”, Avon, BR Petrobrás, Rede Globo, Visa, Nike, Nestlé, Mc Donald´s, Eletropaulo, Casas Bahia, Bradesco Previdência, Coca-Cola e Banco Itaú.

Os vencedores serão homenageados em um café da manhã no próximo dia 16 de dezembro, terça-feira, às 8h30, no Hotel Renaissance em São Paulo. O Secretário da Gestão Pública, Sidney Beraldo receberá o prêmio conferido ao Poupatempo. Também estarão presentes Tânia Virgínia de Souza Andrade – Superintendente de Operações do Programa Poupatempo e Alexandre Araújo – Diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp.

Poupatempo – central de atendimento ao cidadão

Desde a inauguração do primeiro Posto Poupatempo, o Sé, em outubro de 1997, até o fechamento de novembro de 2008, o Programa Poupatempo já prestou mais de 207,9 milhões de atendimentos à população. Deste total, 187 milhões realizados nos Postos Fixos e Unidades Móveis, e 20,8 milhões prestados pelo Disque Poupatempo. Diariamente, o Programa realiza uma média diária superior a 94 mil atendimentos.

Além da facilidade de acesso a serviços de apoio, como banco, papelaria, fotocópia e lanchonete, as principais inovações do projeto estão na ampliação do horário de atendimento, funcionando, inclusive, aos sábados; na diminuição do tempo de espera pela racionalização do fluxo de trabalho nos órgãos com maior procura; no Disque Poupatempo, uma central de atendimento telefônico gratuito; e, ainda, na disponibilização do “Guia de Informações sobre Serviços Públicos”, que permite consultas sobre serviços disponíveis, com indicação da documentação necessária, taxas cobradas, endereços e horários de atendimento dos Postos Poupatempo.

Atualmente, o Programa Poupatempo conta com 13 postos fixos de serviços em funcionamento, sendo quatro na Capital, Poupatempo Sé, Luz (exclusivo para emissão de Carteira de Identidade e Atestados de Antecedentes Criminais), Santo Amaro e Itaquera; três na Região Metropolitana, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco, um na Baixada Santista, Santos; e cinco no Interior, Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Bauru. Além disso, conta com três Unidades Móveis, que atendem a capital e a Grande São Paulo, permanecendo por duas semanas em cada região, e mais quatro Unidades Móveis no Interior do Estado, para atender os municípios das regiões de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba.

Os serviços mais procurados nos Postos Poupatempo são os de emissão de Carteira de Identidade, no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt; emissão de Carteira de Trabalho, Intermediação de Mão-de-Obra e Seguro-Desemprego, na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – Sert; e licenciamento de veículos, renovação e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Detran.

Da Secretaria de Gestão Pública