Poupatempo completa 12 anos e moderniza serviços públicos

Acessibilidade, fim de filas nos bancos e inclusão social são ações desenvolvidas pelo programa

qui, 26/11/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

“Que bom, virei gente!”, exclama o pequeno Lucas Mayer dos Passos Pereira, de 7 anos, ao tirar o seu primeiro RG no Poupatempo instalado na Escola Estadual Professor Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, em Artur Alvim. Ele participou do projeto Poupatempo em Movimento, que realiza atendimento personalizado para alunos da rede estadual de ensino.

Acessibilidade, término de filas nas agências bancárias, agilidade no atendimento, reciclagem de funcionários e inclusão social também são algumas ações que o órgão público pratica ao completar 12 anos de existência.

Ao longo desse tempo, o governo adotou novas ferramentas para o atendimento aos cidadãos nas 14 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, como os Terminais de Acessibilidade, que permitem a inclusão digital de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Outra novidade é o pagamento de taxas com cartão de débito. Instalados em 12 postos fixos do Poupatempo, os terminais de pagamento eletrônico tornaram mais rápido o atendimento de quem precisa da segunda via do RG, já que elimina a necessidade de o cidadão passar pelo banco.Começou no Poupatempo Santos, em julho, e foi expandido para outros postos. No total, são 42 pinpads instalados, número que deve chegar a 50 com a inclusão dos postos Sé e Bauru. O próximo passo é ampliar o pagamento eletrônico para serviços do Detran.

Pequeno cidadão

Atendimento personalizado para alunos da rede estadual de ensino com até 18 anos, sem espera, gratuito e com entrega do documento na própria escola. O objetivo é permitir a um grande número de estudantes obterem seu primeiro RG e carteira de trabalho. Inicialmente, serão atendidas 18 escolas na capital.

“Além de ser uma ferramenta de inclusão social, o Poupatempo em Movimento, com certeza, reduzirá a demanda nos postos fixos para a primeira via do RG nos meses de férias. Está prevista, também, a inserção do programa para a segunda via de documentos malconservados”, informa a assistente de atendimento do Posto Itaquera, Elizabete Kelly Fidélis.

Nos três primeiros dias de instalação, foram atendidos 565 estudantes das escolas Professor Oswaldo Aranha B. Mello, em Artur Alvim, Professora Yolanda Bernardini Robert, no Jardim Miriam, e Professor Rafael de Moraes Lima, no Jardim Leonor Mendes de Barros. O projeto durará um mês.

Reciclagem

Somente na unidade Sé, em 12 anos foram registrados mais de 37 milhões de atendimentos em todas as áreas do Poupatempo. Para aperfeiçoar a qualidade, os 700 servidores desse posto participam de cursos de reciclagem. “Nossos funcionários são multitarefa. Se ele estiver locado na Receita Federal e o Procon precisar de atendimento por conta da demanda, deve estar preparado para realizar o trabalho”, explica a gerente do Posto Sé Cândida Rocha Schwenck.

O mais novo contratado do Poupatempo Sé sabe que é preciso vencer desafios. Anderson Botelho trabalha há menos de um mês no posto e levou sua experiência em empresas privadas para a unidade. Está satisfeito com o resultado. “Aqui, posso colocar em prática o que aprendi na faculdade e em outras organizações. Não há rotina e sempre conhecemos pessoas com problemas diferenciados. É muito bom, ouvir no final do expediente, que o seu atendimento ajudou a resolver a situação de um usuário”, diz.

Ana Ventura e Rita de Cássia Barbosa têm história em comum. Elas foram uma das primeiras funcionárias do Poupatempo Sé. “Chegamos aqui quando os tijolos estavam sendo assentados”, brinca Ana. Rita lembra que ambas trabalhavam na Polícia Militar. “Quando abriu concurso aqui, resolvemos tentar e conseguimos. As pessoas não acreditavam no projeto e, 12 anos depois, viram que a ideia se consolidou”.

Tecnologia

Inaugurado em 2002, o Poupatempo Guarulhos recebeu o projeto-piloto de atendimento por biometria. A medida estabelece o procedimento de coleta e armazenamento de imagens das digitais para identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A principal novidade no Posto Guarulhos é o terminal de acessibilidade no estande do e-Poupatempo. “O computador é equipado com um aparelho com comando de voz destinado às pessoas com deficiência visual, além de heath mouse (mouse de cabeça) indicado para tetraplégicos”, explica o supervisor do e-Poupatempo, Edson de Souza Barbosa.

Rumo ao futuro

A Central de Atendimento ao Cidadão do Governo paulista começou a funcionar há 12 anos, quando o Posto Sé abriu as portas à população. No primeiro dia, realizou quase 3 mil atendimentos. De lá para cá, cresceu com a abertura de outros 13 postos fixos distribuídos pelo Estado, além do serviço itinerante das unidades móveis, chegando à marca de 232.315.889.  A meta é dobrar a capacidade de atendimento com novos postos nos municípios paulistas.

Inclusão

A inclusão social é uma preocupação do Poupatempo Jundiaí, inaugurado no dia 23 de outubro. Além dos totens para cadeirantes, o órgão dispõe de dois funcionários treinados em Libras. César Augusto Silva Moreira, 19 anos, é um deles. “É meu primeiro emprego e não vejo a hora de atender uma pessoa especial para usar meus conhecimentos na linguagem de sinais”, diz. Além dos serviços tradicionais como emissão de RG e CNH, o Poupatempo Jundiaí oferece um posto da prefeitura para realizar os principais serviços do município.

Maria Lucia Zanelli
Da Agência Imprensa Oficial