Poupatempo completa 11 anos e expande sua rede de atendimento

Registra um total de 203 milhões de atendimentos realizados, um número superior a toda a população do país

ter, 21/10/2008 - 16h53 | Do Portal do Governo

No dia 20 de outubro de 1997, há 11 anos, era inaugurado no centro de São Paulo o Poupatempo Sé, que seria o Posto pioneiro da Central de Atendimento ao Cidadão – um dos Programas mais bem-sucedidos do Governo de São Paulo, que já acumula um total de 203 milhões de atendimentos realizados, ou seja, um número superior a toda a população do país.

Hoje, no seu 11º ano de funcionamento no Estado, o Programa Poupatempo conta com uma estrutura de mais de seis mil funcionários, 13 Postos Fixos, sete Unidades Itinerantes que já rodaram mais de 46 mil km.

Confira abaixo total de atendimentos de outubro/1997 a setembro/2008

Serviços mais procurados no Programa Poupatempo

Carteira de Identidade: 17.850.224
Atestado de Antecedentes Criminais: 9.498.892
Serviços de CNH: 7.228.802
Licenciamento de Veículos: 6.999.440
Carteira de Trabalho: 5.237.049
Intermediação de mão-de-obra: 4.629.038

Sé: 4ª maior demanda do Estado

Ao percorrer seus 6 mil m², os cidadãos encontram no Poupatempo Sé, que é o Posto pioneiro do Programa, mais de 300 serviços públicos oferecidos por 15 órgãos. Ali, são realizados mais de 11 mil atendimentos por dia, o que confere ao Posto a quarta maior média diária do Estado.

Inicialmente o Posto, que inaugurou um novo conceito no atendimento ao cidadão, tinha um quadro de 400 funcionários, e atualmente conta com o dobro. Até hoje, o Poupatempo Sé já prestou 34,9 milhões de serviços. Dos mais procurados, desde o início de suas atividades já foram emitidos 3,3 milhões de Carteiras de Identidade; 1,8 milhão de serviços de Carteira Nacional de Habilitação; 1,7 milhão de Atestados de Antecedentes Criminais e 1,2 milhão de Carteiras de Trabalho.

Ampliação do atendimento

O Programa Poupatempo está em plena expansão. Somente neste ano, respectivamente em julho e outubro, foram inauguradas duas novas Unidades, uma em Osasco, para atender a cerca de oito municípios da Grande São Paulo, e uma em Santos, com capacidade para atender a toda Baixada Santista.

Além desses dois postos já em funcionamento, o Plano de Expansão do Poupatempo, anunciado pelo Governador José Serra quando o Programa completou uma década, em outubro de 2007, prevê a entrega de uma Unidade em São José do Rio Preto e a implantação de novos Postos nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taubaté, e também em Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista.

“Por determinação do governador José Serra, a meta é ampliar o acesso da população aos serviços de excelência do Poupatempo, prestados com agilidade, eficiência e transparência. Em 2008, foram inaugurados dois postos em Osasco e Santos, beneficiando 3,7 milhões de pessoas. Outras 12 novas unidades serão implantadas, o que aumentará a capacidade de atendimento do Poupatempo em 50%”, afirma o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há onze anos presta serviços de qualidade à população.

Do Poupatempo