Poupatempo comemora 9 anos de atendimento em Campinas

Nesse período, o posto atingiu a marca de 13 milhões de atendimentos

seg, 27/08/2007 - 18h19 | Do Portal do Governo

Na terça-feira próxima, 28, o 3º Posto implantado pelo Programa Poupatempo, no Centro de Campinas, completará 9 anos de prestação de serviços. E nesses nove anos, o Posto chegou à marca dos 13 milhões de atendimentos, número que corresponde a aproximadamente seis vezes a população de toda região do pólo campineiro, que compreende 19 cidades.Programação de aniversário Pipocas e balões personalizados serão distribuídos aos cidadãos.

Entre 10 e 15 horas, haverá apresentações de saxofone pelo Maestro Fabiano. Das 12 às 13 horas, a Orquestra de Câmara da Metrocamp (Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas), regida pelo maestro Hermes Coelho, executará um repertório variado, que vai do clássico ao pop.

Integrarão ainda a festa de aniversário do Poupatempo Campinas Centro apresentações do mágico Sidnei Bedyn e a exposição fotográfica “Entre Cochabamba e Machu Picchu – recorte de uma viagem”, dos fotógrafos Christian Montagna e Marcelo Simioni.

Segundo Paulo Andrade, Gerente dos Postos Poupatempo de Campinas, “a comemoração será uma homenagem aos funcionários que contribuem para a excelência do atendimento – uma marca do Padrão Poupatempo – e aos 96% de aprovação aos serviços do Posto Campinas Centro, e também aos mais de 5 mil cidadãos de Campinas e região,  que, diariamente, passam pelo Posto”.Serviços públicos em um só lugar.

Com serviços de oito diferentes órgãos estaduais, o Poupatempo Campinas Centro tem suas maiores demandas pelos serviços do Detran (Departamento Estadual do Trânsito) com destaque para o licenciamento de veículos, da Sert (Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho), sobretudo com os serviços de Intermediação de Mão-de-obra (IMO) e de emissão de Carteira de Trabalho, e do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), principalmente pela emissão do RG.

É intensa também a demanda pelo Banco Santander, que recebe as taxas e tributos dos serviços executados no Posto. Diariamente, o Posto executa mais de 5 mil serviços, o que epresenta uma média de 114 mil por mês, segundo dados estatísticos de 2007.

Valorização Profissional

No Poupatempo Campinas Centro, o serviço de Intermediação de mão-de-obra (IMO), que consiste no cadastro de cidadãos em busca de uma colocação no mercado de trabalho, e de vagas oferecidas por parceiros da Sert, e no posterior encaminhamento dos candidatos a essas vagas, é extremamente procurado.

No entanto, em 2001, o Poupatempo e a Sert concluíram que não bastava encaminhar os trabalhadores cadastrados à seleção dos empregadores, sem se preocuparem com o desempenho dos candidatos no processo seletivo, e, através de uma parceria com a Faculdade de Psicologia da PUC Campinas, foi elaborado o Programa de Valorização Profissional.

Desde então, jovens e adultos em busca de uma vaga de emprego recebem treinamento, orientação e apoio para melhorar o seu desempenho nos processos seletivos, bem como o seu currículo e perfil profissional, através de seminários divididos em categorias como “Primeiro Emprego” e “Emprego na Maturidade”, realizados periodicamente.

O sucesso deste projeto foi consolidado com o recebimento, em 2005, de Menção Honrosa no Prêmio Mario Covas, que visa incentivar e valorizar ações desenvolvidas para a melhoria dos serviços públicos estaduais. Da implementação dos Seminários de Valorização Profissional, em setembro de 2001, até o ano atual, foram mais de 180 turmas, totalizando 5,4 mil participantes.

Programa Poupatempo

O Poupatempo, que completará 10 anos em outubro, é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.

Do Poupatempo