Poupatempo Caraguatatuba registra 98,7% de satisfação dos usuários

Dados são do sistema Sintonia, que coleta opinião sobre atendimento em tempo real

sáb, 29/01/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Dos cidadãos que utilizaram os serviços do Poupatempo Caraguatatuba, 98,7% consideraram o atendimento recebido ótimo ou bom, de acordo com dados do mês de janeiro do Sintonia – sistema de gestão de serviços que, entre outras funcionalidades, permite o monitoramento dos serviços e a avaliação do atendimento em tempo real.

A unidade do Litoral Norte, que completa hoje três meses de funcionamento, já realizou mais de 25 mil atendimentos. Deste total, cerca de 46% corresponde aos serviços prestados pelo Instituto de Identificação, com mais de 7,7 mil RGs emitidos, e Detran, com a emissão de mais de 1,7 mil Carteiras de Habilitação.

“Neste primeiro trimestre, pudemos observar que a população ainda utiliza pouco o Posto aos sábados, quando estamos aqui à disposição para atender os cidadãos das 9h às 13h”, diz o administrador do Poupatempo Caraguatatuba, André Prudente de Morais.

Serviços eletrônicos

Os mais de dois mil serviços públicos eletrônicos disponibilizados pelo e-poupatempo estão entre os destaques nos atendimentos realizados pelo Posto Caraguatatuba. Já são mais de 4 mil acessos registrados desde a inauguração, em outubro de 2010.

Os cidadãos podem utilizar a internet para solicitar a segunda via do CPF (Cadastro de Pessoa Física), que tem quase 1,9 mil acessos; consultar dados do veículo para emissão do licenciamento, com 518 atendimentos; consulta de créditos no Programa Nota Fiscal Paulista, com 313 registros, entre outros serviços. O Atestado de Antecedentes Criminais solicitado via internet já representa 29% do total de emissões deste documento no Posto.

O Poupatempo Caraguatatuba também conta com o e-poupatempo Wi-Fi, com monitores identificados que circulam pelo Posto com computador portátil, conhecido como Tablet-PC, para oferecer os mais de dois mil serviços públicos pela internet nas áreas de espera.

Conservação de documentos

Do total de carteiras de identidade emitidas no Poupatempo Caraguatatuba – mais de 7,7 mil RGs – 60% corresponde a emissão da 2ª via do documento, muitas delas por perda e má conservação. Por isso, ao retirar o RG o cidadão também recebe um folheto da Campanha de Conservação “Cuidar bem do RG é só alegria pra você”.

Neste folheto, a população encontra orientações de como cuidar de seu RG para conservá-lo em bom estado e quais são os problemas enfrentados no caso de extravio do documento. “Pretendemos mostrar à população como cuidados simples com os documentos podem evitar grandes transtornos futuros”, explica a superintendente de Operações do Poupatempo, Tânia Andrade.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 272 milhões de serviços.

Serviço

Poupatempo Caraguatatuba
Endereço: Av. Rio Branco, 955 – Bairro Indaiá – Caraguatatuba – SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 (ligação gratuita)

Do Poupatempo