Poupatempo aposta em unidades exclusivas para cidades pequenas

Postos trazem o conceito multicanal para tornar o atendimento mais ágil e eficiente para o cidadão do litoral e interior

sáb, 04/01/2020 - 19h11 | Do Portal do Governo

O Poupatempo inova com o novo modelo de posto de atendimento compatível com as cidades menores, abaixo de 50 mil habitantes. Os pilotos estiveram em funcionamento no fim de ano nos municípios de Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto, no interior, e até 2022 serão entregues outras 26 unidades, totalizando mais de 100 postos em todo o Estado.

“Queremos aumentar a presença do programa nas 645 cidades, de forma presencial ou digital. O objetivo é oferecer mais opções aos cidadãos, dentro de uma estrutura física menor, por meio de Balcão Único, com funcionários capacitados para realizar todo tipo de atendimento”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp – Empresa de Tecnologia de São Paulo que administra o Poupatempo.

Junto com o funcionamento dos postos, o Governo também lança o novo portal do Poupatempo. A finalidade é fazer com que todos consigam acessar os serviços mais procurados e concluir atendimentos muitas vezes sem precisar sair de casa, totalmente online.

Serviços

Segundo Ernesto Mascellani Neto, superintendente da Prodesp, a facilidade de realizar serviços no mesmo local será uma revolução na forma de servir a população. “O novo conceito, multicanal, tornará o atendimento mais eficiente, permitindo que os usuários resolvam suas questões de forma simples, com menor tempo de espera, e o mesmo padrão de qualidade já consagrado há 22 anos”, explica.

O superintendente aproveitou para destacar ainda que as pessoas que não têm tanta facilidade com o mundo digital continuarão contando com a orientação dos atendentes em todas as etapas.

Nas novas unidades os cidadãos terão à disposição serviços específicos de cada município, como IPTU, CDHU, Sabesp, recurso de multas, auto de infração de trânsito, certidão de valor venal, consulta de lista de vagas em creches, entre outros. Para o superintendente da Prodesp, a possibilidade de reunir serviços de diversos órgãos demonstra como o Governo de São Paulo trabalha para promover ainda mais a integração com os municípios paulistas.

Totens

Os totens também contarão com mais opções para os usuários. Os equipamentos permitirão ainda a identificação por meio da biometria e pagamento de taxas no cartão de débito bancário ou boleto.

Vale destacar que o atendimento presencial continua obrigatório para solicitações de documentos, como primeira via de RG e de CNH, por exemplo, para reforçar a autenticidade das digitais e dos laudos médicos. Nesse caso, como já acontece em todas as outras unidades, será preciso agendamento de data e horário por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br, o aplicativo SP Serviços e o atendente virtual, Poupinha.