Poupatempo abre seleção para voluntários do programa Escreve Cartas

Objetivo é capacitar pessoas para ajudar aqueles com dificuldades em leitura e escrita na unidade de Santo Amaro, em SP

ter, 13/08/2019 - 8h21 | Do Portal do Governo

O Programa Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro está com inscrições abertas para seleção de voluntários. No total, são 21 vagas disponíveis para quem quiser trabalhar no auxílio a pessoas com dificuldades em ler e escrever.

As inscrições poderão ser feitas até 30 de agosto na área de atendimento do Escreve Cartas, localizado no setor laranja do Poupatempo Santo Amaro, ou pelo telefone (11) 2859-3124.

A unidade está localizada na Rua Amador Bueno, 229, 2º andar G – Santo Amaro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. O processo de seleção e capacitação dos candidatos acontecerá no dia 31 de agosto (sábado), das 9h às 13h.

Requisitos

Para participar, os voluntários precisam dedicar duas horas por semana para atender aos cidadãos que procuram o serviço para redigir cartas, preencher formulários e até mesmo elaborar currículos. Vale destacar que, atualmente, o Escreve Cartas funciona nas unidades do Poupatempo Santo Amaro, Itaquera e São Bernardo do Campo.

São requisitos importantes ter boa caligrafia, dedicação e respeito ao próximo. Além disso, é fundamental ter disposição, paciência e discrição sobre os assuntos redigidos. Em 2019, o programa completa 18 anos. Nesse período, a iniciativa já realizou mais de 300 mil atendimentos. Atualmente, o projeto conta com o apoio de 168 voluntários.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada em março deste ano, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.