Postos Poupatempo Santo Amaro e Campinas festejam 10 anos

Atividades artísticas e até campanha de vacinação contra a rubéola marcam a passagem da primeira década

qui, 04/09/2008 - 10h44 | Do Portal do Governo

Duas unidades do Poupatempo completaram no mês passado dez anos de atividade: a do bairro paulistano de Santo Amaro e a do centro da cidade de Campinas, primeiro posto do serviço a ser instalado no interior do Estado. Para marcar a passagem da primeira década de existência, em ambos os locais houve atividades comemorativas, com exposições artísticas, apresentações musicais, dança e até campanha de vacinação contra a rubéola.

O Poupatempo Santo Amaro, o quarto a ser criado, registrou até agosto deste ano quase 33 milhões de serviços prestados à população da região. É como se mais de 80% dos habitantes do Estado de São Paulo – onde vivem mais de 40 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – tivessem passado pelo posto.

A unidade é também a segunda maior do Estado, com 9 mil metros quadrados de área. Diariamente, realiza 12,6 mil serviços, o que corresponde à terceira maior média de atendimentos do Programa Poupatempo. Por mês, são mais de 277 mil, prestados por 21 órgãos.

Quatro deles concentraram 43% dos atendimentos nesses dez anos: Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), com 4,8 milhões de serviços oferecidos; Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho (Sert), com quase 4 milhões; Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que já prestou 3,2 milhões de serviços; e Correios, com 2,2 milhões.

Campinas – O posto do centro de Campinas registrou, em dez anos, 14 milhões de atendimentos. Desses, mais de 50% estão concentrados em serviços prestados por três órgãos: Detran, Sert e IIRGD. O total de atendimento diário é de aproximadamente 5 mil, o que corresponde a 110 mil serviços prestados todo mês.

“Há dez anos, o Poupatempo é referência em Campinas e região, não só na prestação de serviços públicos, mas também em ações de responsabilidade social. Desde o início, promovemos e participamos de atividades sociais de grande alcance, como as campanhas de vacinação e os seminários de valorização profissional”, informa o gerente do Poupatempo de Campinas, Paulo Andrade.

Em uma década, o primeiro Poupatempo instalado em Campinas promoveu 345 turmas do Seminário de Valorização Profissional, com a participação de 5,6 mil inscritos; realizou mais de 220 eventos internos, em parceria com escolas e associações, e prestou serviços em 115 ações externas.

O Poupatempo é um programa do governo paulista, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.

Da Agência Imprensa Oficial

Serviço

• Poupatempo Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 176/258, próximo ao Largo 13 de Maio, capital

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas

• Poupatempo Campinas Centro
Rua Francisco Glicério, 935

Atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas