Postos Osasco e Mandaqui da Pró-Sangue estão com novo horário de funcionamento

Mudança vale para os finais de semana a partir do início de novembro

ter, 06/11/2018 - 18h08 | Do Portal do Governo

A partir do início de novembro, a Pró-Sangue estará com novo horário de atendimento em algumas unidades. O posto Osasco ampliará a grade de funcionamento, passando a atender todos os sábados, e não mais somente no primeiro e terceiro de cada mês.

Outra alteração refere-se ao posto Mandaqui, que não estará mais aberto aos sábados. Neste caso, o candidato que queira fazer sua doação tem como opção as unidades Clínicas e de Osasco.

Só lembrando que para os doadores do posto Clínicas, o limite de atendimento é de 500 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha.

Para mais informações, ligue no Alô Pró-Sangue 4573-7800 ou acesse http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.html.

Procedimento para doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da secretaria de Estado da Saúde e consultar os pré-requisitos de doação.

Segundo Sandra Montebello, médica da Fundação Pró-Sangue, o alerta para o risco de faltar sangue é constante e independe do atual momento acarretado pela greve. “Crises econômicas em geral afetam o funcionamento do banco. Pessoas não querem faltar ao trabalho e, muitas vezes, não têm dinheiro nem mesmo para o transporte até o hemocentro mais próximo. E se os níveis de estoque baixam ainda mais, a situação poderá ficar preocupante”.

Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue, reforça o apelo da importância de doar. “Festas, Carnaval e imunização contra a febre amarela no verão diminuíram consideravelmente os estoques. Vir bem alimentado e com documento de identificação para a entrevista de triagem inicial já é suficiente para ajudar”, afirma.

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:

» permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;
» manter o curativo por pelo menos 4 horas;
» não ingerir bebidas alcoólicas;
» não fumar por 02 horas;
» evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;
» beber bastante líquido;
» se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Na ocorrência de febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até 7 dias após a doação, comunicar imediatamente a Fundação Pró-Sangue pelos telefones 0800-55-0300 ou 4573-7500, ramais 7594 ou 7599.