Postos do Poupatempo realizam semana de combate à Hepatite C

Ações acontecem nas unidades de Campinas e de São José do Rio Preto

qua, 08/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o Poupatempo Campinas Centro e o Poupatempo São José do Rio Preto sediam campanhas de combate à hepatite viral do tipo C, que tem como objetivo informar a população sobre as causas, sintomas e prevenção da doença.

Em Campinas, mais de 1,8 mil testes rápidos gratuitos estarão disponíveis para pessoas de 30 a 60 anos de idade, além daqueles que possuem tatuagem ou compartilham agulhas ou alicates. Está dispensado de realizar o teste quem já tratou a hepatite C, doadores de sangue e mulheres que fizeram pré-natal recentemente.

A ação vai até sexta-feira, 10. No posto Campinas Centro será das 9h30 às 17h30. A unidade fica na Av. Francisco Glicério, 935, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.

São José do Rio Preto

Em São José do Rio Preto serão realizados 2,5 mil exames e, em caso de resultado positivo, o cidadão será encaminhado ao serviço médico especializado. O Poupatempo São José do Rio Preto fica na Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Em ambas as ações, além dos testes, que terão o suporte de enfermeiros e profissionais de saúde especializados, a campanha contará com a entrega de folhetos explicativos sobre a doença. Em caso de diagnóstico positivo, o cidadão será encaminhado ao serviço médico especializado.

Hepatite C

A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada por meio da infecção pelo vírus HCV (ou VHC), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar à cirrose e ao câncer do fígado.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 282 milhões de atendimentos.

Do Poupatempo