Postos de saúde oferecem vacina contra febre amarela

Certos destinos de viagem exigem imunização contra a doença; vacine-se gratuitamente

sex, 03/01/2014 - 19h40 | Do Portal do Governo

Dependendo do destino escolhido para as férias de janeiro, é bom listar uma tarefa importante: a de checar se o local pede para que o visitante tome vacina contra a febre amarela, que deve ser tomada até dez dias antes da viagem.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A vacina é indicada a partir dos nove meses de idade; é contraindicado para crianças menores de seis meses, pessoas em tratamento para câncer, HIV e gestantes (com exceção se houver alto risco de exposição).

A lista completa de postos que oferecem gratuitamente a vacina está disponível no site do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria. “A vacinação é a única medida eficaz para evitar a infecção, e está disponível gratuitamente em postos de saúde”, afirma a diretora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Nas áreas silvestres de algumas regiões e Estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e parte do Estado de São Paulo, o risco de contágio pela febre amarela é maior. Por isso a prevenção é fundamental para evitar a doença.

Alguns países também exigem um certificado internacional obrigatório de imunização contra a febre amarela para permitir a entrada de turistas. É possível ter mais informações sobre o Certificado Internacional de Vacinação no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Febre amarela

Trata-se de doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

Do Portal do Governo do Estado