Postos de combustíveis lideram ranking de reclamações ao Ipem

Ouvidoria do Ipem recebeu quase 900 reclamações no primeiro semestre de 2009

seg, 03/08/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu 868 reclamações sobre produtos, instrumentos de medição e serviços no primeiro semestre de 2009. Para atendê-las, foram realizadas 711 fiscalizações que resultaram em 156 autos de infração para empresas que apresentaram irregularidades.

“A Ouvidoria foi criada exatamente para ser o principal canal de comunicação do consumidor com o Ipem, porque agiliza e torna mais eficaz nosso trabalho em busca de uma relação comercial justa”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As bombas de combustível lideram o ranking dos itens mais denunciados ao Ipem. De janeiro a junho, foram realizados 282 atendimentos (32,5% do total) sobre esse instrumento de medição. Com base nesses registros, o Ipem fiscalizou os postos de combustíveis citados e emitiu 27 autos de infração (10,5%) por erros nas bombas que trazem prejuízo ao consumidor na hora do abastecimento.

Além das denúncias, durante fiscalização rotineira e operações especiais, o Ipem-SP verificou 41.981 bombas de combustível no primeiro semestre deste ano e 7,54% foram reprovadas. No período, 283 postos foram autuados por apresentar irregularidades.

De acordo com o ranking, os itens com maior índice de autuação,no período, por ação do Ipem após a reclamação foram: cesta básica (77,8%); extintores automotivos (57,1%); pão de sal (50%) e oficinas de conversão veicular (50%), que devem ser credenciadas pelo Inmetro.

Dúvidas, sugestões ou reclamações para o Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br 

Do Ipem