Posto Leste comemora 11 anos com serviços e exames de saúde

CIC realizou exames gratuitos de prevenção ao câncer de boca, garganta e laringe

qua, 26/09/2007 - 19h49 | Do Portal do Governo

A dona-de-casa Jeane Bertolino, 28 anos, precisava de uma orientação para a separação de seus pais, que envolve bens e filhos de outras uniões. “Morei no Itaim Paulista a vida inteira com meu pai. Minha mãe se mudou para Pernambuco, e agora precisávamos de uma orientação jurídica. Vim para saber como vamos proceder com a partilha”. Jeane foi uma das mais de 4,5 mil pessoas que foram buscar auxílio durante o aniversário de 11 anos do posto fixo da Zona Leste do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que atua em áreas de vulnerabilidade social.

O Sabadania, como é conhecida a festa por ser realizada sempre aos sábados e contar com diversos serviços de acesso à cidadania, ocorreu no último dia 22 de setembro, na Escola Estadual Madre Paulina, no bairro do Itaim Paulista, e registrou 4.565 atendimentos à população.

Segundo o secretário-adjunto da Justiça, Izaías Santana, o CIC tem a importante tarefa de articular e organizar o que existe de bom nas comunidades. “Essas atividades que envolvem serviços sociais, lazer, atividades culturais e também saúde, orientação e cidadania, são fundamentais para criar um verdadeiro ambiente comunitário”, afirma.

Já a diretora do CIC Leste, Regina Usana da Silva, defende a construção de uma rede de relacionamento, uma vez que todos os eventos do Sabadania são extensões dos serviços prestados diariamente no posto fixo. “A articulação do CIC é fundamental para firmar parcerias que possibilitem uma orientação maior para a comunidade”, ressalta.

Além da orientação jurídica, a comunidade teve acesso a informações sobre inscrição em programas habitacionais, direitos do consumidor e atuação da Defensoria Pública. “Geralmente, eles recebem a orientação e encaminhamos para ingresso gratuito no Estado, assistência jurídica, TRT ou solicitamos que compareçam no órgão correto para retirar o documento necessário”, diz o técnico da Fundação Procon-SP Carlos Roberto.

Também foram ministradas palestras sobre consciência negra e prevenção de DST/Aids com distribuição de preservativos. Outro serviço bastante procurado foi a medição de peso e altura promovida pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), que atendeu 220 pessoas e distribuiu informativos.

O CIC presta serviços públicos gratuitos, como emissão de documentos, mediação de conflitos, orientação jurídica, entre outros, além de participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, com palestras informativas sobre temas diversos, oficinas culturais e atividades educativas. Os dez postos fixos do CIC ficam localizados em regiões periféricas da capital, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, além dos municípios de Campinas, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Guarulhos.

Exames preventivos

Nesta edição, moradores do Itaim Paulista e região tiveram acesso ao exame preventivo de câncer de boca, garganta e laringe. A iniciativa é resultado de uma parceria entre CIC, ONG Instituto Valentin e Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho. O médico responsável pelos exames, Paulo Jorge Valentim, explica que o projeto nasceu da necessidade de ajudar a saúde pública.

“Fazemos a prevenção do câncer de boca e laringe, que é a parte mais profunda da garganta, com exame aparelhado (a videolaringoscopia direta) de maneira individual e, se confirmado o câncer, o paciente é orientado e encaminhado ao Hospital Arnaldo Vieira de Carvalho para tratamento e exames mais detalhados”, explica o médico.

O exame é simples e rápido e o próprio Valentim recebe os pacientes para o eventual tratamento. “Aqui, a partir do momento em que detectamos o câncer, há a agilidade do tratamento. Se o paciente tiver o câncer de boca, laringe e garganta, na próxima terça-feira estará no meu consultório para diagnósticos minuciosos, biopsias e tratamento”, ressalta.

Durante o Sabadania, foram realizados 78 exames preventivos e detectados três casos de câncer maligno e dois com tumor benigno. Segundo Valentim, em quase dois anos de atividades, mais de seis mil pessoas foram examinadas. “Um trabalho de formiguinha, graças ao trabalho dos voluntários, mas com resultados bastante satisfatórios”, completa.

Ainda na área da saúde, os moradores do CIC Leste também puderam checar a pressão arterial, fazer a medição de peso e altura, testes de glicemia para prevenção de diabetes e receberam orientações nutricionais e sobre higiene bucal com triagem e encaminhamento odontológico.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania