Posto em estação da CPTM faz inscrição para cirurgia de catarata

Até o dia 24, voluntários treinados prestam esclarecimentos aos interessados na Estação Brás

qui, 16/08/2007 - 17h49 | Do Portal do Governo

 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) participa do Mutirão de Cirurgia da Catarata – Etapa Leste, com um posto de atendimento na Estação Brás. Até o dia 24, das 9 às 16 horas, dois voluntários treinados prestarão esclarecimentos aos interessados.

 Instalado no Espaço Cultural CPTM, o posto está equipado para realizar o exame de acuidade visual, por meio da escala optométrica de Snellen, ou teste do “E” (teste dos ganchos), um dos métodos mais usuais para este tipo de avaliação. Caso seja detectada visão abaixo de 40% é feita uma pré-inscrição para o dia 26/08, data das consultas que resultarão no agendamento de cirurgias em pacientes com catarata. A atividade será no Shopping Aricanduva, a partir das 7 horas.

Em casos de dificuldades visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outras, os pacientes serão encaminhados para consulta com um especialista, a fim de que as devidas providências sejam tomadas. A campanha, gratuita, é aberta para pessoas com mais de 50 anos e que tenham dificuldades para enxergar.

Confira abaixo alguns dos sintomas que podem indicar problemas visuais:

• Sensibilidade à luz (fotofobia);

• Dor de cabeça;

• Tremor dos olhos;

• Franzir das pálpebras;

• Lacrimejar;

• Hábito de aproximar-se exageradamente dos objetos.

Sobre a catarata

A catarata é a perda da transparência do cristalino. Em geral, ela começa a aparecer depois dos 60 anos, porém esse processo pode ter início mais cedo. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora existam outras origens como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares.

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de operação. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez. Entretanto, a baixa da visão provocada pela doença só poderá ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intra-ocular.

Da CPTM

(I.P.)