Posto do IML na zona sul da capital ganha reforma e novos serviços

Mudanças estruturais e novos equipamentos vão dar ao usuário mais conforto, segurança e agilidade no atendimento

qua, 16/05/2007 - 13h25 | Do Portal do Governo

Após um ano de reformas, o posto do Instituto Médico Legal (IML), localizado no bairro do Brooklin, zona sul, passa a oferecer novos serviços e conta com instalações que permitirão um atendimento com mais qualidade, conforto e segurança para os quase três milhões de habitantes da região, que não mais precisarão se deslocar até o IML Central, em Pinheiros.

Entre os novos serviços, há o reconhecimento digital de cadáveres. Ao procurar um familiar desaparecido, o usuário não precisará ir até o necrotério. A busca poderá ser feita por meio de fotos digitais dos corpos, roupas e bens encontrados com os cadáveres. Para ter acesso a esse tipo de serviço, o cidadão precisa se dirigir ao posto do IML que deseja consultar.

Entregue no dia 7 de maio, o posto Sul do IML tem agora espaços distintos de atendimento, com entrada e saída independentes: uma para o cidadão comum, e outra, para presos e suspeitos. Além de aumentar o conforto e segurança para os usuários, essas mudanças permitem a otimização do uso dos equipamentos. Houve a unificação dos dois prédios que compunham o posto. Com isso, criou-se uma única e ampla recepção, para atender tanto à clínica médica como ao necrotério. Dois banheiros foram adaptados para uso de portadores de necessidades especiais.

Serviços prestados à população

As novas instalações permitem a realização de exames toxicológicos e os de lesão corporal. O posto Sul atende casos de violência contra a mulher ou contra crianças e adolescentes, maus-tratos em idosos, lesões em vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito, exames cautelares em presos, verificação de embriaguez, além da realização de necropsias (exames em cadáveres), equivocadamente chamadas de autópsias.

A maioria dos exames realizados pelo Instituto Médico Legal é em pessoas vivas, e não mortas, como se imagina. “Esse tipo de atendimento representa cerca de 90% da demanda total do órgão em todo o Estado”, afirma o diretor do IML, o médico-legista Hideaki Kawata. A Equipe de Perícias Médico-Legais Sul é composta por dez médicos, seis auxiliares de necropsia e oito atendentes de necrotério.

O Estado de São Paulo investiu R$ 305.650,00 na reforma dos 650 metros quadrados do IML Sul e na compra de novos equipamentos. Desse total, R$ 290 mil foram gastos na reforma da estrutura física. O restante serviu para a compra de mobiliário e equipamentos para melhorar o atendimento, como a instalação de uma sala de raios X, que vai conferir maior eficácia e mais agilidade aos exames de lesão corporal. 

Mais de 120 anos de história

Fundado em 1885, como Serviço Médico Policial da Capital, o Instituto Médico Legal é o órgão técnico mais antigo da Polícia de São Paulo e está estruturado por núcleos de perícia na Grande São Paulo e no Interior. Hoje todos os postos da capital estão informatizados. Desde 1958, a sede do IML localiza-se na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros.

Subordinado à Polícia Técnico-Científica, o IML é formado por equipes de técnicos e médicos, que, mediante análise científica de vestígios deixados na prática de delitos, produz provas técnicas ou periciais. Sua atuação tem o objetivo de fornecer bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais. São 64 postos do IML em todo o Estado de São Paulo: 51 no Interior, dez na Grande São Paulo e quatro na capital.

SERVIÇO

Instituto Médico Legal – Posto Sul

Rua Irmã Gabriela, 42 – Brooklin

Telefone (11) 5506-7699

Atendimento: De 2ª a 2ª, das 7 às 20 horas (exames toxicológicos e de lesão corporal); e das 7 às 19 (necropsias)

Da Secretaria de Segurança Pública