Posto do Acessa SP Sé promove concurso de poesias

Iniciativa faz parte da Rede de Projetos e o vencedor será escolhido pelos próprios participantes inscritos no site

qui, 11/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Já estão abertas as inscrições para o Acessa SP em Poesia, um concurso promovido pelo posto do Acessa SP do Metrô Sé. A iniciativa é parte da Rede de Projetos do programa, e os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente no site do concurso (http://www.criacao.brhostel.com/acessa_poesia).

O vencedor será escolhido pelos próprios participantes, entre as poesias postadas no site. A votação começa no dia 1º de julho e o trabalho vitorioso será publicado em destaque no portal do Acessa SP. (http://www.acessasp.sp.gov.br).

A iniciativa é resultado da parceria entre o monitor do posto Plínio Parente e o usuário Fernando Simões, que também é professor de Informática e desenvolveu a página na web onde o concurso está hospedado. 

A expectativa dos criadores do projeto é que sejam inscritas pelo menos 100 poesias inscritas. Mas, como há muitos poetas desconhecidos, é possível que essa estimativa seja superada.  Segundo Simões, o concurso foi pensado para este ano, mas poderá voltar no futuro. “A web é infinita, todas as poesias que entrarem no concurso ficarão lá”, diz ele.

Rede de Projetos 

O Acessa SP mantém uma rede de projetos de desenvolvimento local. Monitores e usuários utilizam os postos do programa para promover oficinas com foco no desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade. Em oficinas sobre os mais diversos temas, os participantes encontram, por exemplo, a oportunidade de se capacitar e aperfeiçoar profissionalmente, bem como conhecer os benefícios da internet no dia-a-dia. O Acessa SP oferece suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 44 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 575 postos em funcionamento em 507 municípios, com 4.541 computadores e 1.095 monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública