Posto de combustível é autuado em Parelheiros

Das nove bombas de combustível existentes no posto, apenas uma estava sendo utilizada

qui, 08/03/2007 - 13h40 | Do Portal do Governo

O posto de Serviços Teotônio Vilela, localizado na avenida de mesmo nome, no Bairro de Parelheiros, foi autuado por fiscais do Ipem-SP, em operação de verificação realizada na última terça-feira.

Das nove bombas de combustível existentes no posto, apenas uma estava sendo utilizada. O fato por si só chamou a atenção dos fiscais na hora da verificação. O estabelecimento pertence à rede de postos SS, que é uma bandeira recorrente em infrações flagradas pelo Ipem-SP.

Seis das nove bombas, todas da marca americana Tokheim, campeã de reprovação, já estavam interditadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). As outras três, quando submetidas a exames de rotina pelos fiscais, apresentaram irregularidades. Uma delas, aparentemente desativada, fornecia 1,3 litros a menos a cada 20 litros, em prejuízo do consumidor, além de estar sem o lacre do dispositivo de regulagem do bloco medidor.

Esse lacre, colocado pelos fiscais do Ipem-SP, é a garantia de que a regulagem do fornecimento do volume de combustível está dentro dos padrões. Apesar de estar alegadamente fora de uso, nada impediria que o equipamento viesse a ser utilizado de forma ilegal.

A bomba em questão foi interditada e a liberação só poderá ser feita mediante a presença de um fiscal do Ipem-SP.

Bomba fraudava consumidor em 1,3l

O posto foi autuado e os responsáveis têm 15 dias para apresentar defesa junto à superintendência do instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para estipular uma penalidade administrativa cabível, que varia de advertência ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.