Posto de coleta de RX do HC arrecada 340 quilos de chapa em menos de 30 dias de funcionamento

Filme radiológico não deve ser descartado no lixo comum por conter o metal prata, em sua composição, além do acetato

seg, 19/07/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O posto de coleta de RX, instalado pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, arrecadou, em um menos de um mês de funcionamento, 340 quilos de filmes radiológicos. O posto atende pacientes, profissionais e população em geral. O objetivo da iniciativa é conscientizar e incentivar o descarte correto do produto, para preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor executivo do Instituto Central do HC, Carlos Suslik, o filme radiológico não deve ser descartado no lixo comum por conter o metal prata, em sua composição, além do acetato. A reciclagem do material, pelo processo de eletrificação, possibilita recuperar o metal que proporciona uma prata comercial, intitulada prata em “escamas”.

Todo o material arrecadado pelo Instituto Central do HC é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo. O posto de coleta de RX funciona, das 8 às 17 horas, no Prédio dos Ambulatórios (andar térreo),  à Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próxima à Estação do Metrô Clínicas.

Óleo de cozinha

Esta não é a primeira vez que o hospital adota postura educativa para proteção do meio ambiente. Em janeiro de 2010, o Instituto Central colocou à disposição da população posto de coleta de óleo de cozinha usado. O produto é doado à Cooper Glicério, Cooperativa de Catadores, e transformado em biodiesel.

Em 2006, o instituto firmou parceria com a ONG Ação Triângulo para o descarte correto do óleo utilizado pela cozinha do Hospital. Em quatro anos, foram doados mais de 11 mil litros de óleo usado para a produção de sabão em pedra e sabonetes ecológicos.

Com essas ações, o Instituto Central do Hospital das Clínicas também  promove a inclusão social de inúmeras famílias que vivem da coleta seletiva do lixo.

Do Hospital das Clínicas