Posto de Atendimento ao Trabalhador reintegra 30 mil cidadãos no mercado

Iniciativa da Secretaria de Emprego tem apoio de empresas que oferecem vagas no comércio, indústria e construção civil

ter, 01/05/2007 - 11h09 | Do Portal do Governo

Mais de 50 mil empresas ofereceram vagas de trabalho nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) do Estado de São Paulo, que começaram a funcionar em 1995. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a iniciativa possibilitou a recolocação profissional de 103.290 trabalhadores. O PAT é uma iniciativa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, que se encarrega do planejamento estratégico e operacional das 203 unidades da capital e interior.

A maioria dos PATs funciona em convênio com órgãos públicos: prefeituras, Metrô e Secretaria da Justiça. A Sert oferece infra-estrutura e a instituição, espaço físico e funcionários. Nos três primeiros meses do ano, as unidades reintegraram ao trabalho 30.254 pessoas. Nesse período, foram encaminhados 257.851 candidatos para as 86.761 vagas captadas. A média de concorrência é de três a cinco candidatos por vaga.

Ainda no primeiro trimestre, os setores que mais contrataram foram: comércio (7.533 vendedores), construção civil (7.424 operários), limpeza (6.445 faxineiros), indústria (5.867 auxiliares de linha de produção), telemarketing (4.402 operadores) e condomínios residenciais e comerciais (3.403 porteiros). 

Vagas

O coordenador de operações da Sert, Marcelo Mello, explica que desde 2006 está sendo implantado o Sistema de Gestão de Ação de Emprego (Sigae) nas unidades do PAT. Até o momento, 126 postos usam a tecnologia, que permite visualizar on-line as vagas disponíveis. O Sigae reúne informações que permitem estatísticas diárias e mensais sobre escolaridade, sexo e gênero dos candidatos.

Entretanto, por falta de qualificação especializada, o coordenador disse que vagas para técnico em contabilidade, advogado, engenheiro mecânico, fisioterapeuta, nutricionista e químico dificilmente são preenchidas. Dez por cento das vagas do PAT destinam-se a profissionais com nível superior completo, porém são pouco procuradas nos postos.

“O setor de captação de vagas é o coração da Imo (intermediação da mão-de-obra) dos PATs”, afirma o coordenador Mello. A equipe de 30 funcionários que atua nessa área recebe as vagas oferecidas pelas empresas e as encaminha ao sistema dos postos de atendimento. Esse pessoal atualiza o Sigae e convoca (via telefone) os candidatos previamente cadastrados para as entrevistas. Empresas dos diversos ramos que quiserem participar da iniciativa e dispor vagas devem informar-se pelos telefones (11) 3241-7163 / 7422. 

Marketing pessoal

Desde o ano passado, os funcionários do PAT são treinados visando à melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão. Os principais temas abordados são seguro-desemprego, dicas de comportamento em entrevista de emprego, importância da auto-estima, marketing pessoal e aplicação do Sigae. As primeiras turmas capacitadas foram os 21 diretores dos PATs dos centros regionais da capital e do interior.

A etapa seguinte começou nesse mês, com a reciclagem de funcionários dos postos do Centro Regional Grande São Paulo-Sul. Além de oferecer serviços gratuitos de intermediação de mão-de-obra e de captação de vagas nas empresas, as unidades do PAT encaminham o cidadão para receber seguro-desemprego e emitem carteira de trabalho. 

Outras atribuições dos postos: Orientação trabalhista, informações e inscrições para os programas de qualificação profissional e de atendimento ao portador de deficiência, em centros de prestação de serviços do Sistema Público de Emprego do Estado de São Paulo. 

Da Agência Imprensa Oficial