Posto da Justiça Itinerante começa a funcionar no Jardim Elisa Maria

Objetivo resolver pequenas causas através de tentativas de conciliação por parte dos funcionários do juizado especial

seg, 14/05/2007 - 20h35 | Do Portal do Governo

Os moradores do Jardim Elisa Maria e região, na zona norte da capital, contam esta semana com mais um serviço de utilidade pública. A partir desta segunda-feira (14) um trailler do Posto da Justiça Itinerante estará à disposição da população, na praça localizada entre as ruas Expedito A.C. de Melo e Augusto G.C. Sandino. O atendimento não será realizado apenas na quinta-feira.

A Polícia Militar realiza no local, desde o dia 13 de março deste ano, a nona edição da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste). Segundo o tenente-coronel Almir, o objetivo desse novo tipo de atendimento é a resolução de pequenas causas através de tentativas de conciliação por parte dos funcionários do juizado especial.

O policial informa que esta será uma “semana de conciliação” na região, já que 80% dos problemas de pequenas causas apresentados são resolvidos no local, por meio de um termo de conciliação, que é posteriormente homologado pelo juiz. Para as ocorrências que não são resolvidas na hora, é feita uma petição para o juiz. Um mês depois, o mesmo trailler estará na subprefeitura da Freguesia do Ó, também na zona norte da capital, desta vez comum juiz, para que sejam realizadas as audiências dos casos não resolvidos no Jardim Elisa Maria.

A região atendida pela Oste engloba os bairros do Morro do Piolho, Jardim Guarani, Vila Rica, Jardim Peri, Cachoeirinha e Parque Tietê, que juntamente com o Elisa Maria, contam atualmente com 298.796 habitantes, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma área de quase 26 km² .

Da Secretaria de Segurança Pública