Porto Ferreira recebe estrada recuperada com material reciclado

Obra utilizou material proveniente da construção civil

qua, 18/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), empresa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entregou mais uma estrada recuperada com o uso de material reciclado. A obra foi realizada na cidade de Porto Ferreira, dentro do Programa Melhor Caminho.   

O trecho da estrada beneficiada pelo convênio tem a extensão de 7,35 quilômetros – o material reciclado é proveniente da construção civil e foi utilizado em uma extensão de um quilômetro. No restante, o revestimento primário foi executado com aplicação de pedra britada tipo bica corrida originária de basalto. 

O material reciclado tem custo aproximado de R$ 25,00 o metro cúbico – é mais econômico que a pedra britada e que poderia ser ainda mais vantajoso se fosse produzido na própria cidade, com redução significativa no valor do transporte. O material aplicado foi fornecido pela PROHAB de São Carlos e pela Cemara Reciclagem de Americana. 

Em toda a extensão do trecho trabalhado foram realizadas a readequação da plataforma da estrada e a necessária conformação e elevação do greide, para a implantação de um sistema de drenagem superficial. Esses cuidados garantem a condução das águas de maneira eficiente e segura para estruturas como terraços e bacias de captação, prevenindo e controlando processos erosivos decorrentes do escoamento da águas pluviais. 

A opção de utilizar material reciclado – Resíduo da Construção Civil (RCC ) – na forma de Agregado Reciclado Misto (ARM) – para aplicação no revestimento primário em nas obras de adequação de estradas rurais, atende a Resolução CONAMA nº 307, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. 

Essa atividade beneficia não somente as estradas por onde passam o homem do campo, a produção agrícola e grande parcela da economia dos municípios. A população que reside nas áreas urbanas também é beneficiada, uma vez que a geração de grandes quantidades de resíduos sólidos é um dos principais problemas enfrentados pelas cidades.  Entre os diversos tipos de resíduos gerados no ambiente urbano, destaca-se o entulho, resíduo das atividades de construção civil. A grande quantidade desse resíduo e o seu descarte inadequado causam graves impactos ambientais, sociais e econômicos. 

Na maioria das vezes, o resíduo de construção civil é depositado em aterros de inertes, reduzindo a vida útil do aterro e degradando o meio ambiente, e em outras situações o resíduo é retirado das obras e disposto clandestinamente nos locais conhecidos com “bota-fora”, que são os terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias das cidades. 

Da Codasp